MISSÃO PARAENSE NA CHINA

Odair defende interesses do Pará na televisão de Sichuan

O vice-governador do Estado do Pará, Odair Corrêa, ainda está em missão diplomática na cidade de Chengdu, no sudoeste da China, capital da província de Sichuan.

Ontem, 19, ele foi convidado para uma entrevista pela SCTV (Sichuan Television), emissora da cidade que tem cerca de 4,6 milhões de habitantes.


O convite da SCTV ocorreu após a repercussão do discurso de Odair Correa durante a abertura da 10ª Feira Internacional de Economia e Negócios do Oeste da China, com a assinatura do acordo de ampla cooperação bilateral em todas as áreas de atividades econômicas, sociais e culturais, entre o Estado do Pará e a Província de Sichuan.


O vice-governador falou ao repórter Li Jingliang que o Estado do Pará tem a matéria-prima, todavia, quer atrair mais investidores da China, cujo país é seu maior parceiro comercial, com 34,10% do total das suas exportações, suplantando todos os países compradores de produtos paraenses.


Odair disse na entrevista que o Pará segue o mesmo caminho do Brasil e lembrou-se da recente passagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva pela China, oportunidade em que traçou perspectivas muito importantes para o futuro das relações comerciais entre os dois países.


“Temos que ultrapassar limites e superar crises, alcançando, em caráter especial, a glória de sermos um povo em unidade, duas pátrias entrelaçadas pelos números gigantescos e frios das estatísticas econômicas e geminadas pela fraternidade que nos ensinou a ligar os hemisférios e as circunstâncias”, afirmou Odair.


Ao final da entrevista, o vice-governador fez algumas considerações e disse na TV chinesa que o Estado do Pará possui sete milhões de habitantes, com uma grande parcela de jovens. Informou que essa é uma preocupação que deve estar na pauta de todo governante.


Odair enfatizou que “a criação de uma universidade em plena selva amazônica (referindo-se à Universidade Federal do Oeste do Pará, a Universidade de Integração da Amazônia) será um marco que promoverá grandes benefícios aos povos irmãos, já que a parceria com a China passa também pelo intercâmbio acadêmico entre instituições de ensino superior do Para e de Sichuan”, finalizou.


Odair Correa retorna ao Brasil “muito bem impressionado com o povo chinês, pelos seus costumes, pelas suas tradições, mas, sobretudo, pela forma como encaram os desafios que dizem respeito à melhoria da qualidade de vida das pessoas”.
O vice-governador também se manifestou surpreso com a grandeza de uma cidade do interior do país como é Chengdu.

Acrescentou que foi calorosamente recebido por cada chinês com quem teve contato, especialmente com o vice-governador de Sichuan a quem quer retribuir a atenção dirigida aos membros da comitiva paraense, na visita que a autoridade chinesa fará ao Estado do Pará no início de novembro.


Texto e fotos: Cel. PM Costa Jr. - da China

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente