ODAIR CORRÊA SELA PARCERIAS ENTRE A CHINA E O PARÁ

A missão governamental paraense permanece na China. A comitiva liderada pelo vice-governador do Estado do Pará, Odair Corrêa, segue cumprindo agenda diplomática junto ao governo da Província de Sichuan.

As autoridades e empresários paraenses participam de atividades na cidade de Chengdu. Hoje, 18, a comitiva visitou o Centro de Pesquisa do Urso Panda Gigante, instituição que desenvolve estudos sobre a vida do animal e seu processo de reprodução.

O centro de pesquisa tem trabalhado para a preservação da espécie. O urso Panda estava ameaçado de extinção. O êxito da equipe tem se mostrado eficiente, pois a procriação do animal que está em plena recuperação.

Durante a visita, os pesquisadores mostraram ao vice-governador Odair Corrêa como o processo é realizado pelos técnicos do centro de pesquisa. Os procedimentos para a reprodução da espécie foram exibidos em um vídeo que demonstra experiências como a inseminação artificial vem dando resultados positivos.

O berçário dos animais foi um dos espaços visitados pelo vice-governador. Nesse local, há vários filhotes em tratamento. “A emoção é grande. Vendo a seriedade dos técnicos e pesquisadores, percebemos que não estão apenas envolvidos em uma tarefa meramente profissional, mas, sobretudo, parecem engajados plenamente em favor da natureza", comentou Odair.

O vice-governador Odair Correa estava acompanhado da professora Ye Li, da Universidade de Comunicação da China e diversas autoridades locais.

Odair acrescentou: “Fiquei surpreso, juntamente com nossa comitiva do Estado do Pará, que não conhecia a China, que tem no seu desenvolvimento, a mola principal para atender as demandas do seu povo".

A solidariedade entre o Pará e a China tem marcado o discurso nas agendas da comitiva paraense. Odair voltou a destacar o que afirmou ao governo chinês por ocasião da assinatura do acordo de Províncias Irmãs, firmado entre Sichuan e o Estado do Pará.

Odair ressaltou naquele momento que "já vivemos muito distantes pelo espaço geográfico que temos, mas a comunicação mundial nos aproximou. É hora, portanto, de darmos as mãos e tirarmos resultados positivos dessa parceria de cooperação recíproca entre os nossos povos".

A principal missão de Odair na visita à China é aproximare acelerar o interesse dos chineses para estarem no Estado do Pará, interagindo através de investimentos na parceria para a geração de energia, como a construção de Belo Monte e S. Luiz do Tapajós.

O governo paraense centraliza discussões também na área de transportes, incluindo a construção de portos, e na mineração, no sentido de estabelecer políticas de verticalização da matéria prima dentro do próprio Estado.

O vice-governador do Pará formulou convite para uma parceria com a UFOPA/UNIAM para realizar intercâmbio no aprimoramento da formação da juventude paraense. “Uma oportunidade para que estudantes universitários desenvolvam uma permuta de conhecimentos, o que nos levará a consolidar as relações socioeconômicas no eixo Brasil/China", garante Odair.

FEIRA - A Feira Internacional de Chengdu conta com a participação de autoridades de diversos países como Macau, França, Timor-Leste, Índia, dentre outros.

Vice-governador Odair Corrêa participa da abertura do Encontro das Associações
Internacionais de Câmaras de Comércio e Indústria na China

O primeiro ministro chinês Wen Jiabao abriu o evento e destacou a parceria entre países na cooperação econômica. Sem esquecer o meio ambiente, Wen fez um discurso voltado à geração de energia, transporte e mineração.

Odair Corrêa enfatizou que "isto serve como alento às nossas aspirações no Brasil, e notadamente no nosso querido Estado do Pará. Que devemos ter atenção ao que possamos oferecer, no sentido mais amplo do nosso desenvolvimento, buscando assim os melhores resultados das ações bilaterais entre China e Brasil, para a melhoria e bem-estar das nossas populações", finalizou.

Comitiva paraense fortalece ações de intercâmbio entre a China e o Pará.
Dentre os integrantes o autor do Blog Saiba das Coisas

A comitiva paraense ainda cumpre agenda em Chengdu, depois de passar por Beijjing, em Pequim. Os paraenses, dentre eles o autor do Blog Saiba das Coisas, enfrentaram 22 horas de viagem desde a saída do Brasil até a chegada à capital da Província de Sichuan, um estado com aproximadamente 90 milhões de habitantes, sendo que 11 milhões vivem na capital.


Fotos: David Alves - Agência Pará

Informações: Cel. PM Costa Júnior - China


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente