Escola MÁRIO BARBOSA realiza jogos internos promovendo a cidadania


Um das estratégias de intervenção do projeto "Eu também faço parte", que reúne diversas instituições, na Escola Estadual Mário barbosa, na Terra Firme, é fortalecer o planejamento das atividades preventivas já existentes.

Com isso, os Jogos Internos da escola passou a ser uma das ferramentas do projeto, que agregou o subprojeto "Estudantes Promovendo Cidadania" (semana de capacitação com alunos do 1º ano fomentando o protagonismo juvenil), visando que os alunos participassem dos jogos não apenas na condição de competidores, mas da própria organização do evento.
"A iniciativa tem a preocupação de cativar os alunos, partindo da necessidade de se trabalhar o respeito entre os participantes. Vale lembrar que eventos dessa natureza (reunindo vários alunos) sempre foram motivo de muita preocupação por parte da escola, visto que já se tornara comum a ocorrência de brigas e atos de vandalismo nessas ocasiões, o que desencorajava tais programações", garante o capitão Jorge Aragão, da Polícia Militar do Pará, um dos coordenadores do projeto "Eu também faço parte".

Os jogos foram concluídos com êxito, sem nenhuma ocorrência de brigas ou desentendimentos e com a participação dos alunos em meio ao respeito e verdadeiro espírito desportivo, o que desperta na comunidade escolar a certeza que realizações desta natureza são possíveis com a participação de cada segmento social.

Foi ta,bém realizada a "Corrida pela Paz", como atividade de encerramento da semana de jogos da Escola Mário Barbosa, dentro da perspectiva do Projeto "Eu também faço parte".

Diversas pessoas da comunidade participaram das atividades na escola, entre alunos, professores, corpo técnico, policiais militares, empresários e lideranças comunitárias, cuja sensibilidade e responsabilidade social levaram aos coordenadores do projeto a esperança de um maior envolvimento de todos os segmentos da sociedade para o trato não apenas da questão da segurança pública, mas da construção de uma cidadania verdadeiramente participativa e de um efetivo respeito à dignidade humana.

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