Polícia Militar implementa policiamento comunitário com bicicletas no bairro do Umarizal

Várias polícias militares e guardas municipais brasileiras possuem bicicletas como recurso na implementação do seu serviço ostensivo.

O policiamento ciclístico tem vantagens e desvantagens em relação ao policiamento motorizado e ao policiamento a pé. Se estamos falando de policiamento de proximidade, no qual o contato do policial com os demais cidadãos torna-se central, a bicicleta é um meio de transporte interessantíssimo para a materialização deste objetivo. Naturalmente, a bicicleta é um transporte para uso em curto espaço geográfico: mais um ponto para o policiamento comunitário de proximidade, já que impede que o policial se desvincule de determinada área, o seio comunitário que lhe foi designado para proteger e interagir com os cidadãos. 

Além do mais, a bicicleta é um transporte saudável ao meio ambiente e ao próprio policial. Nesta visão tendo como base o excelente resultado obtido no bairro da Cidade Velha desde o ano de 2008, o Comando do 2º BPM  tendo como seu comandante atual, o TEN CEL QOPM Paulo Sergio Santa Garcia, deu início no dia 24 ABR 2011 a implementação do policiamento ciclístico no Bairro do Umarizal, sob responsabilidade do CAP PM Vallinoto CMT da 6ª ZPOL, com 06 (seis) duplas de policiais em 02 (dois) turnos de serviço, das 06h00 as 18h00 e das 18h00 as 23h00, tendo como ponto base a Avenida Visconde de Souza Franco, porém realizando policiamento em suas adjacências.
Em breve estará sendo  disponibilizado um telefone celular para a dupla de policias que estiverem de serviço, para que a população daquela área possa entrar em contato direto com nossos policiais sempre observando a filosofia do policiamento comunitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente