Goiás lança Central de Cadastro de Presos

Goiânia/GO -A Secretaria da Segurança Pública e Justiça lançou na semana passada, a Central de Cadastro de Presos, instalada pela Agência Goiana do Sistema de Execução Penal – AGSEP, em parceria com a Diretoria Geral da Polícia Civil e a Superintendência da Polícia Técnica Científica. A apresentação vai ser na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, em Goiânia. A central, inédita no país, servirá para o controle, das delegacias especializadas, de informações sobre pessoas que já cumprem pena no Estado a partir de um banco de dados com mais de sete mil detentos. O cadastro contém fotos e impressões digitais.

A ferramenta passará a ser acessada e alimentada pela Polícia Civil todas as vezes que realizar alguma prisão. Será possível, inclusive, a coleta das papilares e a verificação automática da veracidade dos dados pessoais prestados pelo indivíduo na hora da prisão. “Com isso, a polícia terá condições de evitar a abertura de inquéritos policiais com informações falsas e, consequentemente, o Judiciário de julgar pessoas com históricos criminais até então não disponíveis”, explicou o presidente da AGSEP, Edilson de Brito.

Outro dado importante é que a Central contribuirá para que sejam evitadas as prisões de inocentes homônimos de pessoas que devem para a Justiça e que estão foragidas. Ao ser preso, o homônimo inocente terá a sua digital conferida com a do foragido, o que descaracterizará a prisão realizada”, acrescentou Brito.

O lançamento da Central de Presos foi realizado pelo secretário da Segurança Pública e Justiça de Goiás, João Furtado; o Diretor Geral da Polícia Civil do Estado, Edemundo Dias de Oliveira Filho; e a Superintendente da Polícia Técnico – Científica, Rejane Sena Bernardes.

Colaboração: Tenente-coronel PM/PA Tomaso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente