Projeto vai garantir mais segurança aos romeiros da Trasladação e do Círio

Jornal O Liberal


A Trasladação e o Círio 2011 vão ser monitorados pela Polícia Militar do Pará e outros órgãos de segurança, a partir de uma Sala de Situação, estratégia inédita reunindo sistema de comunicação de rádio e imagens via câmeras do Centro Integrado de Operações (Ciop) nas vias públicas do centro de Belém. Essa Sala de Situação vai possibilitar o acompanhamento de cada momento dessas duas procissões, para a prevenção de acidentes e situações de risco aos romeiros e expectadores.
A informação foi dada pelo chefe do Estado-Maior da PMPA, coronel Osmar Costa Júnior, ao participar, ontem à noite, de reunião dos órgãos de segurança e saúde com a a Diretoria da Festa de Nazaré, no Centro Social de Nazaré, sob a coordenação do diretor de Procissões da Festa, Kleber Vieira. Cerca de 12 mil pessoas vão atuar na segurança e atendimento aos romeiros.
Nos eventos da quadra nazarena, serão mobilizados dois mil policiais militares. "A Sala de Situação vai reunir representantes de cada órgão de segurança, e ainda estamos definindo onde ela irá funcionar. Poderá ser na Avenida Nazaré ou aqui mesmo, no Centro Social de Nazaré. Nessa sala, vamos estar conectados com o Ciop, que atua com as câmeras pelas ruas, e haverá uma estrutura de comunicação, contando com 111 rádios na Trasladação e 74 rádios no Círio", afirmou o coronel Costa Júnior. Ele explicou que a quantidade maior de rádios na Trasladação ocorre em virtude das ações da PM começarem com o monitoramento desde a tarde até o percurso dessa romaria noturna, que sai do Colégio Gentil Bittencourt até a Catedral Metropolitana, num percurso de 3,650 quilômetros. Já o Círio conta com 3,6 quilômetros.
A coordenadora da Cruz Vermelha, Marilene Malheiros, informou que serão 12 postos de atendimento da instituição na Trasladação e Círio. A esses postos mais oito serão acrescidos por parte do Samu, perfazendo 20 postos nas duas procissões mobilizando também técnicos da Sespa, Sesma e Corpo de Bombeiros, informou Guataçara Gabriel, coordenador da Rede Samu.
http://www.orm.com.br/projetos/oliberal/interna/default.asp?modulo=247&codigo=554722

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente