Projeto "Amigo da Segurança" leva estudantes à sede da Polícia Civil

Trinta e cinco estudantes do Colégio “Cristo Redentor” estiveram numa manhã do final do mês de setembro, na Delegacia Geral de Polícia Civil assistindo a palestras sobre prevenção ao uso de drogas, crimes contra o meio ambiente e coleta seletiva do lixo domiciliar. A programação faz parte do projeto “Amigo da Segurança”, desenvolvido em parceria pelo Programa Pro Paz, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Assessoria de Relações Interinstitucionais (Arin) da Polícia Civil.
Durante a visita, os alunos participaram de brincadeiras e ganharam presentes e lanche. O evento contou com a presença do delegado geral de Polícia Civil, Nilton Atayde, que conversou com os jovens no auditório da sede administrativa da instiuição. Os estudantes, na faixa etária de 11 a 15 anos, visitaram as dependências do Complexo da Polícia Civil, onde conheceram o GPE (Grupo de Pronto-Emprego).
Um dos instrutores do GPE, investigador Erick Cavalcante, explicou sobre as atividades desenvolvidas pelo grupamento policial e mostrou vídeos de operações realizadas pelos policiais civis que integram o GPE. Ele destacou ainda os prejuízos gerados pelo consumo e tráfico de drogas, e dos riscos em frequentar determinados locais, como “lan houses”, cybers e casas de jogos eletrônicos. “Nesses locais, as crianças estão expostas a vários tipos de criminosos, como os pedófilos”, informou. Os estudantes também assistiram à palestra da delegada Teresa Macedo, coordenadora do Projeto “Sala Verde Ambiente Seguro”, da Polícia Civil, sobre crimes ambientais.

Prevenção - Em seguida, houve show e atividades lúdicas. Após o lanche, os estudantes receberam informações sobre coleta seletiva de resíduos sólidos e reciclagem, em palestra realizada por professoras do Centro Comunitário do Pantanal, no bairro do Benguí, em Belém. De acordo com Waldenize Braga, titular da Assessoria de Relações Interinstitucionais (Arin), o objetivo do projeto é prevenir o envolvimento de jovens no tráfico e uso de drogas, e fazer deles agentes multiplicadores das informações recebidas durante as palestras, para que as orientações cheguem a outros colegas de escola, à família, aos amigos e vizinhos.
Na última sexta-feira (23), jovens do grupo de teatro do bairro da Terra Firme estiveram na Delegacia Geral, onde encenaram uma peça a jovens atendidos pelo projeto “Escola da Vida”, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Na ocasião, os jovens assistiram a palestras sobre assuntos diversos, como poluição sonora.

http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=85289

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente