Lições de polícia comunitária de um policial canadense


Divulgação / Ward Clapham distribui “cop cards” a adolescentes em Richmond: figurinhas criaram relação de confiança entre os jovens e a polícia Ward Clapham distribui “cop cards” a adolescentes em Richmond: figurinhas criaram relação de confiança entre os jovens e a polícia.

 Em 2009, gangues e assassinatos cometidos por jovens assolaram a região metropolitana de Vancou­ver, na costa oeste do Canadá. 
Úni­ca exceção, Richmond resistiu à turbulência. Não por acaso. A cidade, de 180 mil habitantes, colhia os resultados de um inovador sistema de segurança iniciado sete anos antes. No período, a delinquência juvenil caiu à metade, a taxa de reincidência baixou a 5%, as reclamações contra os policiais reduziram em 70%, para citar algumas melhoras. Richmond virou case internacional, e seu método de resolução de problemas já foi estudado por 53 países.
Há um nome por trás das mudanças: Ward Clapham, primeiro comandante de polícia no Canadá escolhido diretamente pelo município, com aval da Polícia Real Montada Canadense (RCMP, na sigla em inglês). Aos 42 anos, Ward se tornou o comandante mais jovem entre todos os chefes dos maiores destacamentos do Canadá. Ele levaria a unidade a uma nova direção, rompendo com velhas mentalidades.
Saiba Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente