Novo comandante

Coronel Daniel é o novo comandante da PMPA.

7 comentários:

  1. que deus o abençoe nesta árdua missão. cap moraes

    ResponderExcluir
  2. alias jaestamos agora na cova

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez o Coronel WALCI foi preterido pelo Governador. Um dos mais operacionais oficiais da PM, de grande liderança na Tropa e de extraordinário e meritório profissionalismo. Sem qualquer padrinho político, nem sequer deve ter sido cogitado no jogo da sucessão do Comandante Geral ora exonerado.

    Coronel há 07 anos e com várias condecorações, o Coronel Walci seria uma excelente opção para o Comando Geral pela eminência da sua carreira policial.

    Não deu! Paciência.

    Boa gestão ao novo Comandante Geral, Coronel DANIEL BORGES MENDES, que ele traga pra junto de si a valorosa experiência do Coronel Walci, que com o profissionalismo que lhe é peculiar honrará, certamente, a confiança que lhe for depositada pelo novo Comandante Geral, de quem haverá de ser um aguerrido, leal e devotado colaborador.

    Mãos à obra!

    ResponderExcluir
  4. Editado no VIDEOBLOG WOLGRAND FALA (MAJOR DA RESERVA DA PM-PA):


    "segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

    Jatene exonera o soberbo e empavonado Solano (Ou: “Mandando a empáfia para o chuveiro”)

    O governo do Estado tem alardeado aos quatro ventos que a segurança pública vai de “vento em popa”. Os índices, segundo a Secretaria de Segurança Pública, a cada mês, tem declinado feito rabo de cavalo. Mas se isso é verdade por que o governador Simão Jatene exonerou o empavonado coronel Solano do comando da corporação de Fontoura?

    Segundo o site oficial do governo a troca de comando é justificada pelos atributos do sucessor de Solano, coronel Daniel Borges Mendes. Jatene fez rasgados elogios a Daniel, chamando-o de operacional e considerando-o o grande responsável pelos favoráveis índices obtidos na capital paraense, comandada, até então, pelo oficial.

    Mas como comandante do policiamento da capital, Daniel esteve, durante o ano de 2011, subordinado a Solano, logo, os méritos, se existem, são de ambos.

    Se este raciocínio faz algum sentido, qual seria a razão de o governador mandar para o chuveiro tão precocemente Solano, após um ano a frente do comando da PM?

    Pra quem conhece a vida pública paraense, mais especificamente a PM, sabe que Solano não foi exonerado por não ser operacional, como se pode, à primeira vista, pensar. É bem verdade que ele passou vários anos carregando pastas de autoridades no Tribunal de Justiça do Estado, mas o buraco, como dizem, é mais em baixo.

    Basta alguém conviver alguns minutos com Solano que logo é capaz de inferir a verdadeira causa do seu insucesso no exercício do cargo de comandante da PM. O oficial se comporta como se tivesse um rei na barriga, ou pior, como se fosse o próprio rei. Ele possui uma soberba sem igual. Esse traço de personalidade não seria tão problemático se apenas os seus subordinados sofressem as conseqüências dos seus atos, mas os seus pares e superiores também experimentaram o sabor da sua arrogância.

    Esse perfil moral promoveu uma profunda desagregação entre os oficiais que compõe o alto comando da PM, cumulado com um profundo descontentamento da classe política paroara, inclusive daqueles que possuem estreita proximidade com Simão Jatene. A inabilidade de Solano foi tão grande para administrar os diversos interesses que gravitam em torno de quem comanda a PM, que a sua larga formação acadêmica não foi suficiente para lhe apurar a sensibilidade e lhe fazer compreender que a habilidade política é tão – ou mais – determinante que qualquer atributo técnico para quem ocupa os relevantes cargos na Administração Pública.

    No caso de Solano, o técnico sucumbiu ao político. Ele não percebeu que um subordinado pode, dependendo das circunstâncias, ser arrogante. Certos chefes até aprovam subordinados intransigentes, mas rechaçam essa mesma característica naqueles que dirigem órgãos públicos e para os quais costumam requerer favores. Compatibilizar o que deve ser feito com o que agrada os detentores do poder é uma arte que não se alinha com os espíritos orgulhosos e altivos.

    Enfim, Solano foi precocemente para o chuveiro por ter lido Weber e ignorado Maquiavel.

    Postado por Professor Walber Wolgrand às 16:24."

    ResponderExcluir
  5. Engraçado como este blog ressalta com transparente alegria e exoneração de um grande Oficial da PM CEL SOLANO, a inveja mata, foi até postado elogio ao Cel Walci, imagina com eram , aliás, são falsos. Comandante sai, permanece o HOMEM honesto e brilhante que sempre foi.Quem perdeu foi a tropa, que mais uma vez fica vulnerabilizada por essa política tosca.

    ResponderExcluir
  6. não percebi nenhuma tranparente alegria. o cvomunicado foi direto e objetivo.

    E mais uma coisa: não se deve confundir seriedade e intelectualismo com soberba e arrogancia. Tem gente que nunca parou p´ra comparar o Cel Solçano com outros ex-cmts, principálmente com um recém falecido, e ver a diferença na lide com os subordinados.

    ResponderExcluir

Comente