Prevenção às drogas inibe violência


Cuiabá/MT - A alta incidência da criminalidade no País têm como causas originais o tráfico ou o consumo de drogas. O combate a esse mal só tem uma saída: a prevenção e a orientação às crianças e jovens sobre o efeito nocivo de drogas tanto as ilícitas como as lícitas, com o compromisso de toda a sociedade para o enfrentamento.

A orientação, educação e conscientização das ações para a prevenção ao uso de drogas ajudará em muito no combate aos vícios e na diminuição do índice de criminalidade.

As instituições governamentais fazem ações conjuntas e realizam uma forte repressão contra as drogas. Com a ascensão ao narcotráfico, o combate à criminalidade parece uma batalha sem fim. É preciso, urgentemente, criar uma estrutura forte para desarticular o círculo vicioso da droga. E isso pode ocorrer na primeira fase que é a prevenção.

Consequências e envolvimentos do consumo de drogas, bem como os impactos, além de serem um problema individual é também social. Atinge a todas classes sociais, não podendo ser direcionado apenas às classes menos favorecidas. A vulnerabilidade para o mundo das drogas está atingindo, principalmente, as crianças e jovens.

O estilo de vida da sociedade ocidental contemporânea é marcada pela falta de tempo e de convivência familiar, motivado pelos trabalhos e afazeres fora da casa de toda família, por necessidade ou por opção de vida. Hoje, os filhos estão nas creches, berçários, na escola, nas ruas, “lan houses” ou na TV.

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=406219

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente