Jatene destaca avanços do primeiro ano de governo no Sem Censura Pará


Cristino Martins/Ag. ParáUm balanço do primeiro ano de governo e o anúncio de projetos estratégicos para 2012 marcaram a entrevista do governador Simão Jatene no programa Sem Censura Pará, transmitido pela TV Cultura do Pará, na tarde desta terça-feira (13). A jornalista Renata Ferreira conduziu a entrevista, da qual participaram os jornalistas Sérgio Palmquist, Linda Ribeiro e Ivana Oliveira.

Jatene começou o programa destacando o equilíbrio das contas públicas no Pará. Como exemplo, citou o indicativo positivo divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), referente ao Resultado Primário Ajustado (RPA) do Pará, que é uma análise das receitas e despesas das contas públicas.

Avanços – O governador citou outros avanços significativos do primeiro ano de gestão. Um deles foi na área de segurança pública, com a redução dos índices de criminalidade, por meio da prevenção e repressão. Um dos exemplos é a Unidade Pro Paz Terra Firme, que serve de instrumento para ações especiais integradas, com ênfase na prevenção da criminalidade e preservação da ordem pública.
A Unidade é uma estratégia da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) para intensificar a presença da polícia em áreas com altos índices de violência. Durante o programa, o governador anunciou que está em fase de estudo a instalação de uma UPP no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.
Outro avanço citado pelo governador foi na área da educação, com o lançamento do programa “Mais Saber” e o reajuste nos salários dos professores da rede pública de ensino. Para o funcionalismo público, Jatene anunciou que estão em fase de estudos projetos de habitação para servidores estaduais.

Sobre concursos públicos, o governador confirmou que serão realizados nas áreas de educação e segurança pública.
Jatene finalizou a entrevista falando da Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva, uma grande ação do governo do Estado que está levando diversos serviços à população dos 16 municípios do Arquipélago do Marajó e a Oeiras do Pará, município da região do Tocantins.

Nesta primeira fase estão sendo atendidos os municípios do Marajó, e na segunda etapa serão assistidos os municípios da região do Baixo Amazonas. O governador agradeceu o esforço dos servidores que participam das ações da caravana. “É um esforço coletivo passar 73 viajando pelos rios, atendendo a população. Eu deixo aqui meu agradecimento a esses servidores”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente