Da Redação
Agência Pará de Notícias
Agência Pará de Notícias
Nas ruas da Terra Firme o policiamento é garantido pela UIPP durante o feriado prolongado da Semana Santa
O atendimento especial começará nesta quarta-feira (4), às 18h, e prossegue até o meio dia de segunda-feira (09). A escala de 06 horas mobilizará 35 policiais militares e 10 policiais civis. Oito viaturas e 10 motocicletas darão apoio ao policiamento, que contará ainda com 10 homens do Corpo de Bombeiros.
Segundo o major Sandro Queiroz, do 20º Batalhão de Polícia Militar, as principais ocorrências registradas durante feriados são furtos e roubos. Ele recomenda às pessoas que vão viajar durante a Semana Santa que tomem cuidado com a segurança das casas, deixando, por exemplo, algumas lâmpadas acesas. “É importante não deixar o imóvel com indícios de que não há ninguém”, ressalta o major.
Modelo de gestão - A UIPP Terra Firme foi inaugurada em 09 de dezembro do ano passado, com um novo modelo de gestão em segurança, que prioriza principalmente o trabalho preventivo nas comunidades. A Unidade desenvolve políticas sociais, como o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). Desenvolvido pela Polícia Militar, o programa repassa orientações que auxiliam alunos e pais a desenvolverem mecanismos de enfrentamento às drogas e à violência.
Outro exemplo de prevenção direta com a comunidade é o Projeto Escola Vida, mantido pelo Corpo de Bombeiros. Meninos e meninas participam do projeto, que funciona como uma segunda sala de aula, com atividades inseridas nos contraturnos escolares, pela manhã e à tarde, duas vezes por semana.
As temáticas são socioeducativas, abordadas em aulas teóricas e práticas, realizadas semanalmente. Drogas, educação religiosa, educação sexual, preservação do meio ambiente e assuntos relacionados à cultura, ciências políticas, Estatuto da Criança e Adolescente, acidentes domésticos, salvamento e informática são temas expostos aos alunos, que também recebem noções de técnicas utilizadas pelos Bombeiros. Todas as aulas são ministradas por profissionais voluntários de diversas formações, como pedagogos, assistentes sociais e professores de Educação Física.
A UIPP Terra Firme funciona em tempo integral, com rondas especializadas e monitoramento por imagem, com câmeras instaladas em pontos estratégicos do bairro, visando o combate principalmente ao tráfico de drogas.
Texto:
Danielle Ferreira - Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente