Com o objetivo de diminuir o número de usuários de drogas e dar assistência aos dependentes químicos o programa de enfrentamento ao crack e outras drogas do Governo Federal: “Crack, é possível vencer”, está sendo implantado no Espírito Santo.
As ações serão realizadas até 2014.
Na manhã de terça-feira (31), oficiais da Polícia Militar estiveram reunidos no Quartel do Comando Geral (QCG), em Vitória, para alinhar ações e objetivos do programa. A prioridade será a atuação nos locais de intenso uso de drogas no município de Vitória, como no Bairro Vila Rubim.
O programa atuará em três eixos: prevenção, cuidado e autoridade.
Na prevenção o investimento será em educação, informação e capacitação para lidar com o problema social.
No cuidado, a oferta em tratamentos de saúde será ampliada.
Em autoridade cabe a atuação das esferas federal, estadual e municipal no enfrentamento ao tráfico, organizações criminosas e adequação da legislação entre outras questões.
A Polícia Militar participará do eixo autoridade e para tal já capacitou 2.000 pessoas, por meio de convênios e acordos com outros órgãos. As ações serão realizadas em conjunto com o governo municipal para manter o diálogo com a comunidade, diminuir a quantidade de novos usuários e reduzir a oferta de drogas.
Para alcançar o objetivo a Polícia Militar conta com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e com a filosofia de policiamento interativo. No ano de 2012 o Estado já capacitou mais 88 novos instrutores do Proerd, totalizando 197 instrutores, e o objetivo é alcançar 10.000 pessoas no Norte, 20.000 no Sul e 20.000 na Região Metropolitana da Grande Vitória, até 2014.
Aos militares interessados na capacitação, as inscrições estão abertas para os cursos de Instrutor e Mentor do Proerd. Para o curso de instrutor são 36 vagas e a ficha de inscrição deverá ser entregue até o dia 17 de agosto, conforme BGPM nº 029/2012. Já para o curso de mentor são quatro vagas e as inscrições deverão ser feitas até o dia 15 de agosto. Haverá processo seletivo para ambos os cursos, que serão realizados em período integral.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social da PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues.
Telefones: (27) 3636-8715.
Diretoria de Comunicação Social da PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues.
Telefones: (27) 3636-8715.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente