Nesta quarta-feira, 5 de dezembro, a ONU lembra todas aquelas pessoas que vão além do seu exercício de cidadania – se tornam ativistas permanentes ou cidadãos que buscam dar um exemplo de compaixão e solidariedade.
Dia 5 de dezembro é o Dia Internacional do Voluntário.
Disse o Secretário-Geral da ONU sobre o tema: “Ao celebrarmos o impacto de voluntários no mundo, lembremos os muitos lugares on
de eles são necessários: em zonas de guerra e salas de aula, em hospitais e casas – onde quer que haja pessoas em dificuldade à procura de uma mão amiga”.
Na foto (PNUD), uma professora do Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU) alfabetiza crianças em Burkina Fasso, na África.
Acesse abaixo (ou em http://bit.ly/VvDNX8) a mensagem na íntegra de Ban Ki-moon para o Dia Internacional do Voluntário – 5 de dezembro de 2012:
“Ao celebrarmos o impacto de voluntários no mundo, lembremos os muitos lugares onde eles são necessários: em zonas de guerra e salas de aula, em hospitais e casas – onde quer que haja pessoas em dificuldade à procura de uma mão amiga.
Vamos lembrar também que o voluntariado pode abraçar todas as pessoas, desde o ativista que trabalha em tempo integral por uma causa, até o cidadão ocasional que se que faz o trabalho voluntário quando ele ou ela pode. Cada um nos dá o exemplo do espírito de compaixão que precisamos. Cada um faz uma contribuição valiosa para alcançar nossos objetivos comuns.
O ato atemporal do voluntariado ao serviço dos outros ganhou novas dimensões na atual era digital. Qualquer pessoa com uma conexão à Internet ou um telefone celular pode fazer a diferença.
Aplaudo todas as pessoas que se voluntariam a cada ano para ajudar suas comunidades. Sou especialmente grato aos 7.700 voluntários das Nações Unidas que apoiam os esforços para prevenir conflitos, ajudam na recuperação da guerra, promovem o desenvolvimento sustentável, ajudam em situações de crise e implementam vários outros projetos para o bem de todos. O seu trabalho tem feito progredir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, e estou confiante que também irá contribuir para o progresso da agenda de desenvolvimento pós-2015.
Fundado sobre os valores de solidariedade e de confiança recíproca, o voluntariado transcende todas as fronteiras culturais, linguísticas e geográficas. Ao dar o seu tempo e habilidades, sem expectativa de recompensa material, os próprios voluntários são encorajados por um sentido de propósito singular.
Neste Dia, vamos renovar nossa determinação de oferecer força e inspiração para os outros através do voluntariado.
-- Ban Ki-moon, Secretário-Geral da ONU”
___________________
Saiba mais sobre o Dia: www.un.org/en/events/
Celebre o Dia Internacional do Voluntário compartilhando suas ações:www.volunteeractioncounts.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente