O que significa o Proerd para o município e para a família


São Gabriel do Oeste-SP formou  mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) 2012. A turma composta por 415 alunos do quinto ano das redes municipais, estaduais e particulares de ensino, mostraram toda a animação durante a cerimônia, onde cantaram em alto som as músicas temas do Proerd, além de também prestigiarem algumas apresentações feitas por seus colegas.
Durante o cerimonial foi divulgado também o aluno vencedor do concurso de redação do Proerd que teve o tema relacionado às drogas, onde entre 16 alunos que foram destaques de todas as escolas, o campeão do concurso foi o aluno Leonardo Savoldi de 10 anos, estudante da Escola Municipal Pingo de Gente. Os alunos foram premiados com uma medalha.
Sendo o primeiro a discursar, o delegado e presidente do Comad Gustavo Ferraris, ressaltou sobre os 10 anos do programa em São Gabriel, onde destacou a persistência e a prevenção como sendo o caminho e parabenizou pelo excelente trabalho que vem sendo realizado com o programa, que está dando frutos. Gustavo também pediu as crianças para que elas levem para casa o conhecimento que tiveram, frisando que quem participa do Proerd se torna um cidadão melhor.
A secretária de educação Ivani Terezinha, destacou a satisfação em estar participando do décimo ano do Proerd em São Gabriel, ressaltando que nesse tempo mais de quatro mil crianças já foram formadas no programa. “O trabalho é para formar cidadãos mais conscientes que saibam dizer não as drogas”. Comentou Ivani.
A secretária também falou da importância do programa, em que ajuda as famílias a orientar as crianças sobre a questão das drogas como o cigarro e a bebida alcoólica, que trazem sérios problemas para o meio familiar. Ivani fez uma orientação aos pais para que acompanhem seus filhos e aos filhos para que repassem a frente às lições apreendidas no programa, destacando que com isso São Gabriel se tornará cada vez melhor.
O vereador Fernando Rocha, iniciou seu discurso dizendo estar impressionado com o que viu na cerimônia, ficou emocionado com a apresentação feita pelo grupo de teatro da Escola Estadual Bernardino Ferreira da Cunha, que tinha como tema o “Bullyng”. “Temos que ter cuidado ao falar mal de um colega, pois você não consegue imaginar como será no futuro”, disse Fernando citando como exemplo alguns famosos que na infância sofriam de Bullyng e que hoje estão bem na vida, concluindo que provavelmente as pessoas que os ofendiam na infância agora pagam para assisti-los em cinemas entre outros.
Finalizando Fernando disse estar contente em participar mais uma vez na formatura do programa, ressaltando da importância do mesmo, como sendo uma questão de conscientização dos alunos. O vereador também frisou o desejo de haver no município o programa com os pais, explicando que muitas vezes eles são os últimos, a saber, dos problemas de seus filhos.
O Coordenador Estadual do Proerd Coronel Oscar relatou a felicidade em estar participando da ocasião em que o programa completou dez anos, plantando sementes e orientando as crianças sobre o risco do cigarro e das drogas.
Por fim, o prefeito Sérgio Marcon agradeceu ao instrutor André Garcia, pelo carinho que teve no atendimento a todas as crianças e frisou para as mães dos alunos presentes e também as que já passaram pela formatura, que os filhos que passam pelo Proerd não são os mesmos que iniciaram o ano, ressaltando que o programa é muito importante para a continuidade da formação educacional e desejando que demais séries possam ter os ensinamentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente