CLASSE HOSPITALAR DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO BETTINA FERRO DE SOUZA GARANTE ATENDIMENTO A ENFERMOS


A Classe Hospitalar do Pará é uma ação sócio-educativa, de caráter inclusivo, que visa garantir o direito de educação para todos, com atenção à diversidade humana e exercício da cidadania.
            A ação, no seu contexto geral é destinada a prover atendimento educacional especializado a alunos impossibilitados de frequentar regularmente a escola em razão de tratamento de saúde que implique em internação hospitalar, atendimento ambulatorial, permanência prolongada em domicílio e/ou baixo rendimento escolar, exemplar neste sentido é o atendimento educacional especializado da classe hospitalar no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado do Pará/Coordenadoria de Educação Especial e o referido hospital.
            Assim, a proposta desenvolve ações pedagógicas específicas para cada aluno, como: dificuldade de letramento, de memorização, para a superação das dificuldades de aprendizagem, que impedem a permanência e o sucesso nas escolas regulares, de crianças e adolescentes que são atendidas no Ambulatório de Desenvolvimento da Aprendizagem, do Serviço Caminhar.
            A metodologia proposta baseia-se na tríade: apoio pedagógico com atendimento educacional especializado, arte educação. Além do atendimento aos cuidadores, fruto de uma parceria entre a Classe Hospitalar e o Serviço de Psicologia do referido hospital.
O ambulatório de desenvolvimento da aprendizagem, do Hospital Universitário Bettina Ferro de Sousa, atende aproximadamente 150 crianças, com as mais diversas deficiências. Dentre elas: Síndromes Genéticas e Transtornos do Comportamento que provocam atraso no desenvolvimento psicomotor e cognitivo, levando essas crianças, muitas vezes, ao insucesso na vida escolar. Neste contexto, o referido hospital, é um campo fértil para a classe hospitalar, segundo determina a legislação já citada.
Para alcançar nossos objetivos contamos com uma equipe de multiprofissionais compostas por: pedagogos, educadora física, arte educador e fonoaudiólogas.  Assim, a Classe Hospitalar, do Hospital Universitário Bettina Ferro de Sousa, realiza os seguintes atendimentos.
- Atendimento Educacional Especializado;
- Arte – terapia;
- Atendimento Fonoaudiológico.
- Educação física.
- brinquedoteca.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente