A
minha contribuição para melhorar a saída de pedestres (torcedores) e de
condutores de veículos, após o Re-Pa dos próximos domingos, passa pela
necessidade da SEEL efetuar o melhoramento de uma espécie de alameda que
servirá como rota de fuga para os carros que saem dos estacionamentos
do lado A (do Remo), em direção à Rodovia Augusto Montenegro.
Olhando no mapa que fiz acima, essa válvula de escape está indicada com a seta amarela e o trecho que levará até a rodovia Augusto Montenegro está indicado na cor branca.
Quando
o Dr. José Ângelo era secretário de Esporte e Lazer, do Governo Simão
Jatene, em 2004, eu estava como comandante do Batalhão de Polícia
Rodoviária. Na época solicitei ao secretário a melhoria (terraplenagem)
daquela artéria e imediatamente fui atendido, já que a Polícia
Rodoviária Estadual e o Detran normalmente ficam responsáveis pelo
setor.
Nos
grandes jogos, após as partidas, principalmente, o anel viário do
Mangueirão fica quase que intrafegável para veículos, face ao grande
número de torcedores que ocupam o leito da via que circunda o Estádio
Olímpico do Pará.
Como
a prioridade deve ser sempre do pedestre, é consentâneo que, no caso
concreto, a SEEL possa envidar esforços junto à Setran (hoje ainda é quarta, há tempo) ou à própria Prefeitura de Belém, para fazer esse
serviço que certamente não demandará tantos recursos.
Uma
outra preocupação gerará à saída desses veículos desviados para essa
via alternativa: na Rodovia Augusto Montenegro, a AMUB deverá controlar a
saída desses carros, inclusive (estudando melhor o caso), com a
colocação de um fluxo (com uso de cones sinalizadores) que se inicia no
acostamento, passando em seguida para uma das faixas de rolamento da
rodovia.
Com um detalhe:
mesmo que esse melhoramento não sefa feito, os condutores continuarão a
seguir por essa alternativa, onde cria-se uma série de atropelos,
congestionamentos, carros atolados e condutores assaltados.
É apenas uma sugestão.
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