Santa Izabel ganha nova Unidade Integrada de Polícia



O titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Luiz Fernandes Rocha, inaugurou nesta sexta-feira (15), a Unidade Integrada de Polícia de Americano, distrito de Santa Izabel, na Região Metropolitana de Belém. No local funcionava a antiga delegacia do distrito, que passou por reforma e ampliação, totalizando um investimento estadual de cerca de R$ 280 mil. A partir de agora, além dos serviços da Polícia Civil, a unidade passa a incorporar um destacamento da Polícia Militar. Posteriormente, a unidade deverá abrigar também um posto do Pro Paz.
“Essa unidade integrada é apenas o início. Nela as polícias Civil e Militar irão trabalhar juntas para garantir a segurança do distrito de Americano. A Unidade Integrada Pro Paz (UIPP), que será instalada aqui posteriormente, vai além disso e trabalha também a questão prevenção. O município de Santa Izabel e, mais especificamente, o distrito de Americano, precisa ter uma unidade desse porte, que além de permitir uma atuação integrada dará aos servidores condições mais dignas de trabalho”, frisou Luiz Fernandes.
Em princípio, o delegado Carlos Magalhães, diretor da Seccional de Santa Izabel, ficará a frente da nova unidade. O delegado geral Rilmar Firmino, que também participou da solenidade, informou que uma equipe específica, composta por delegado, escrivão e investidores, será destacada para a nova unidade com a realização do concurso da Polícia Civil que está em andamento. O certame destina-se ao provimento de 670 vagas, sendo 150 para delegado, 250 para investigador, 250 para escrivão e 20 para o cargo de papiloscopista.
O tenente Helton Rocha, que ficará à frente do destacamento da Polícia Militar de Americano, também destacou a importância da prevenção. “De forma geral o distrito não tem grandes ocorrências, sendo considerado mais pacato. Até mesmo por esse perfil, nosso foco é intensificar a prevenção e o combate às drogas, a fiscalização de bares e a coibição da presença de menores em situação de risco”, afirmou. Outro objetivo, segundo o tenente Rocha, será atuar no suporte da segurança do Complexo de Americano, onde funcionam seis unidades penitenciárias. Até então as ocorrências tinham que ser atendidas pelo destacamento de Santa Izabel.
O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Dilson Júnior, responsável pelos municípios de Santa Izabel, São Caetano, Santo Antônio do Tauá, Colares, Vigia e São João da Ponta, reforçou que a implantação da unidade integrada permitirá que a fiscalização seja intensificada, tanto no distrito quanto nos arredores do complexo penitenciário. A principal orientação é impedir a entrada de entorpecentes no complexo. “Vamos reforçar a fiscalização nos dias de visita (sábado e domingo) e no entorno, com foco na desarticulação dos esquemas que fazem com que substâncias ilegais cheguem até os presídios”, afirmou.
Além da unidade, o distrito recebeu uma viatura (pick-up), equipada com sinalizador e rastreador. Também participaram da inauguração o comandante geral da Polícia Militar, coronel Daniel Borges Mendes; o diretor de Polícia do Interior, delegado Silvio Maués; o prefeito de Santa Izabel, Gilberto Pessoa, deputados, vereadores e representantes da comunidade.