Comunidade do Riozinho é atendida por projeto da Polícia Militar

A Polícia Militar, por meio da 5ª Companhia Independente PM, sediada em Bragança, vem desenvolvendo diversas ações atreladas à filosofia de Polícia Comunitária e que tem como beneficiária a comunidade do bairro do Riozinho. O objetivo é fortalecer a aproximação da PM com a comunidade local, que regularmente recebe informativos e também ímãs de geladeira que trazem os contatos das guarnições. Além disso, a polícia mantém, no município, o programa de rádio Estação Segurança, atividades e discussões nas redes comunitárias de segurança e o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).
As datas comemorativas são outro recurso utilizado pela Polícia Militar para promover a integração com a comunidade. Foi assim com o Dia das Crianças, celebrado na segunda semana de outubro e que contou com a distribuição de brinquedos arrecadados pela 5ª Companhia Independente, com apoio dos alunos-oficiais da PM do Pará e do Amapá, que atualmente cursam a formação para oficiais. As doações foram entregues aos alunos da escola Theodomira Lima e junto à comunidade da “Laje”, ambas situadas no Riozinho, onde o projeto atende mais de 330 crianças. O trabalho dos alunos oficiais contou pontos em uma das disciplinas do Curso de Formação de Oficiais, que trata da temática da Polícia Comunitária.
Além do trabalho preventivo, a PM também tem conseguido ótimos resultados, no que se refere ao pronto-atendimento em caso de ocorrências policiais e apreensão de materiais utilizados na prática de diversos crimes, como é caso da venda de drogas. Em recente atendimento, decorrente de uma denúncia anônima, uma guarnição prendeu duas pessoas que estavam comercializando drogas e portando armas de fogo municiadas. Ao todo, trinta “petecas” de cocaína, foram localizadas e encaminhadas para perícia.

Texto:
Leno Carmo - Polícia Militar