Vigias são capacitados na REDE COMUNITÁRIA DE SEGURANÇA

A Polícia Militar do Pará e a SEMAD (Secretaria de Administração do Município) promoveram na quinta-feira (24/10) a capacitação de setenta  vigias lotados em escolas do município de Bragança.


De acordo com a equipe de organização do curso, esta primeira etapa do processo de capacitação, abrangeu somente os vigias lotados na SEMED (Secretaria de Educação).

De acordo com Augusto César, Coordenador Municipal dos Vigias, 70 vigias de escolas localizadas no município obtiveram capacitação. "Segundo o que nos foi informado pelos próprios vigias, esta é a primeira vez que acontece a capacitação do tipo. São 70 vigias da SEMED que estão recebendo a capacitação neste primeiro momento", relatou Augusto.


Osvaldo Rufino, Secretário de Administração, avalia como bastante positiva a iniciativa. "É de fundamental importância essa formação para os vigias. Nós precisamos melhorar nosso atendimento aos nossos servidores. Assim como também queremos que eles trabalhem motivados e contribuam para o desenvolvimento do município", disse o Secretário bastante otimista.
"A ideia é eles (os vigias) tenham segurança e possam transmitir segurança para as pessoas na comunidade escolar", completou o Secretário.


O Tenente Jofre da Polícia Militar, ministrante do curso de capacitação dos vigias, explica o que foi repassado para os servidores. "Nós discutimos sobre o papel da segurança pública, qual é a real função de vigias no contexto atual e de que forma eles podem acionar os serviços da PM. Foi repassado para eles também como identificar suspeitos dentro da escola e como se defender em varias situações", explicou o tenente.


Segundo Augusto Cesar, o curso se estenderá para vigias de todas as secretarias do município. A formação desta quinta-feira aconteceu no auditório do Instituto Federal do Pará, Campus Bragança, no bairro Vila Sinhá.








Reportagem – Nei Barbosa.

Revisão de texto: Ana Lúcia Menezes.