Mas, estudioso recomenda cautela.
Dois terços dos praças e oficiais das Polícias Militares do país defendem mudanças no modelo de polícia e mais da metade dos policiais civis e militares prega a unificação das corporações.
Os dados fazem parte de uma pesquisa inédita realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o Ministério da Justiça, sobre policiais, guardas municipais, bombeiros e agentes penitenciários do país.Com 64.130 questionários respondidos, a pesquisa O Que Pensam os Profissionais de Segurança Pública, no Brasil, será divulgada hoje, em Brasília.
As respostas ajudam a compreender e a interpretar a atuação das polícias no país.
MODELO IDEAL
Ao responderem a pergunta “Qual o modelo ideal de polícia?”, 35% defenderam a unificação das corporações, longe da disciplina e do rigor militar, e 15% manifestaram-se pela criação de uma única polícia militarizada. Mas a maioria (50%) defende uma nova e única polícia. Atuação condicionada a um determinado tipo de crime foi defendida por 12%.
Para Marcos Rolim, professor de Direitos Humanos do Centro Universitário Metodista do Rio Grande do Sul (IPA) e um dos três pesquisadores responsáveis pelo estudo, o fato de a metade defender a unificação deve ser interpretado com cautela.– Em todo mundo moderno, a tendência é diversificação de polícias, criando mais outras forças.
As polícias enormes, pesadas, são ineficientes e difíceis de administrar – opina Rolim.
========================================================
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a2630094.xml
Caro amigo,
ResponderExcluirGostaria de obter mais informações a respeito dessa pesquisa, como por exemplo as cidades onde foi realizada, os resultados por estado, etc.
Se você puder postar um link ou referências para facilitar minha consulta eu agradeço.
Caso contrário, por favor me avise para que eu pesquise direto na rede.
Abraços,
EPC Aldenir Franco
Divisão de Homicídios
Multiplicador de Polícia Comunitária
OBS.: Acabei de publicar um blog, se tiver um tempo para dar uma olhada e fazer comentários o endereço é: http://queape.blogspot.com/