O que é o Pefron?

O projeto Policiamento Especializado de Fronteiras  (Pefron) foi aperfeiçoado baseado nas atividades já desenvolvidas pelo Gefron em Mato Grosso, em alguns itens que levarão ao incremento no potencial de impacto das ações executadas pelo policiamento de fronteira.
Entre elas estão a articulação com as ações das polícias do governo federal (PF e PRF), capacitação concentrada e padronizada por meio da Força Nacional, bases móveis de trabalho com suporte de equipe de perícia com possibilidade de exames diretamente nos locais de intervenção, suporte da Polícia Judiciária Civil nas ações de ofício, suporte aéreo e fluvial para as ações itinerantes do Pefron, uso de tecnologia não-letais, novas alternativas tecnológicas para integração das comunicações, entre outras ações.
O objetivo do projeto é criar grupos policiais em 11 estados da federação para atuar de forma preventiva e repressiva nas regiões de fronteira e divisas, dentro de suas atribuições, no controle aos crimes típicos da região, por meio de ações preventivas e itinerantes.
Tais atividades serão integradas aos órgãos federais, propiciando a resolução de casos em curto espaço de tempo e com resultados satisfatórios.
As unidades do Pefron serão compostas por policiais militares e civis, dentro das atribuições constitucionais de cada órgão, subordinadas às Secretarias de Segurança Pública de cada um dos 11 estados contemplados pelo projeto, podendo admitir bombeiros militares e peritos criminais.
As unidades serão compostas por, no mínimo, 46 integrantes, que serão selecionados e capacitados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para trabalhar respeitando o revezamento em três turnos de serviço durante o mês.
Ao todo, serão 828 policiais operando nas 18 unidades fixas que deverão ser construídas no primeiro ano do projeto nos 11 estados. Pelo menos 10,9 milhões de pessoas serão atendidas pelo projeto Pronasci Fronteiras, que deve ser implantado nos 11 Estados Fronteiriços do Brasil.

10 comentários:

  1. ate que fim uma noticia boa no policiamento de fronteira, mas na minha opiniao o governo deveria endurecer mais ainda fazendo barrimento de muros e cercas eletricas nas fronteira com objetivos de ter controle 100 por centro efetivo.

    ResponderExcluir
  2. QUEM ESCREVEU ESSE ARTIGO SABEÓ QUE É O DOF?
    QUEM VEIO PRIMEIRO?
    O DOF MS
    OU O GFRON MT?
    O GFRON COPIOU O DOF
    ME ESCLAREÇA SENHOR AUTOR DESSE ARTIGO

    ResponderExcluir
  3. NA MINHA OPINIÃO NÃO VEM AO CASO QUEM VEIO PRIMEIRO OU DEPOIS.O IMPORTANTE É QUE TEMOS QUE CUIDAR DE NOSSA FRONTEIRA.TRABALHO NO GEFRON A 5(CINCO)ANOS E SEI A DIFICULDADE DESSE TRABALHO E DA IMPORTANCIA DO GOVERNO FEDERAL COM NOSSA FRONTEIRA.E ESSA DE COLOCAR MURO E CERCA ELÉTRICA ISSO É UMA UTOPIA.PRESCISAMOS DE HOMENS TREINADOS E EQUIPAMENTOS PARA PODERMOS DAR SEGURANÇA AO POVO DA FRONTEIRA E INIBIR OS CRIMES DE CONTRABANDO/DESCAMINHO,ROUBO DE VEICULOS E OUTROS CRIMES

    ResponderExcluir
  4. NÃO ADIANTA VIR PRIMEIRO.

    E SIM FAZER A DIFERENÇA...

    TIRE SUAS CONCLUSÕES

    ResponderExcluir
  5. Por que os policiais do dof nao fazem parte do Pefron?
    sao melhores?
    ou piores?
    ou diferentes?

    ResponderExcluir
  6. nao tem culpa de nao ter escolhido o DOF

    ResponderExcluir
  7. Pelo contrário, caro ignorante, o DOF foi o modelo para criação do PEFRON, porém querem trocar nossa farda, as cores de nossas vtrs e tudo mais. Veja bem, acho que o governo federal devia era ajudar as polícias que já trabalham na fronteira, com infra estrutura, logística e tudo mais, além de gratificação em dinheiro para nossos policiais e não criar outro grupo. Há, ia esquecendo, o DOF faz a diferença, é só vcs olharem os jornais do estado do Mato Grosso do SUL que irão ver.

    ResponderExcluir
  8. ACHO QUE ESTAR NA HORA DE VERMOS O PEFRON TRABAHAR P0IS OS TRAFICANTES JAESTÃO A TUANDO E QUANTO TEMPO E O PEFRON AINDA NÃO SAIU DO PAPEL VAMOS GOVERNO FEDERAL.

    ResponderExcluir
  9. GEFRON:ELES NAO SABEM DAR VALOR A QEM TRABALHA ,SO EM QEM É CORUPITO.NAO TEM NENCOMO COMPARAR GEFRON E DOF.DOF É O PRIMEIRO E SEMPRE SERA O MELHOR.

    ResponderExcluir
  10. As fronteira precisa de reforço milita, materiais obeliscos de primeira e não armas de teste industriais, tudo a um jogo não coloca-nos, a mais um teste.
    quem e o vencedor?
    os estados ou traficantes.

    ResponderExcluir

Comente