Um ônibus que não faz barulho, mais econômico e que reduz bastante o impacto ambiental. Essa é a proposta do ônibus híbrido que começou a circular na capital paulista nesta segunda-feira (25), em fase de testes com passageiros. Nos próximos 15 dias, o ônibus vai fazer a linha Butantã – Aclimação.
Caso passe nos testes, 200 ônibus estarão circulando pelas ruas de São Paulo em 2011. A Prefeitura diz que uma ONG internacional vai doar dinheiro para ajudar as empresas na compra.
O veículo tem dois motores: um a diesel e outro elétrico. O motor elétrico fica na lateral e é utilizado para dar a partida e acelerar até 20 km/h. Acima disso, entra em ação o motor a diesel, que fica na traseira. Toda vez que o ônibus para, seja no ponto ou no congestionamento, e a bateria está carregada, o motor a diesel desliga.
O fabricante afirma que este ônibus consome um terço do diesel que os ônibus comuns gastam e produz só 10% da poluição. Contudo, estes índices só vão ser testados pela Prefeitura no ano que vem. Por enquanto, a experiência é outra: o novo ônibus híbrido tem que provar que aguenta as subidas e descidas de São Paulo.
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/10/onibus-hibrido-comeca-circular-nas-ruas-de-sp.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente