Primeira UPP do Pará será na Terra Firme

Rosa Borges - Secom
Junto com o Pró-Paz nos Bairros, o governo do Estado fortalecerá o combate à violência com a Unidade Pró-Paz (UPP), no bairro da Terra Firme, que também registra altos índices de criminalidade. Simão Jatene foi ver de perto o espaço físico que abrigará a UPP, considerada um novo modelo de atendimento na área de segurança pública no Estado.

A Unidade Pró-Paz atuará em conjunto com a Polícia Comunitária, reunindo policiais civis e militares, e técnicos do Pró-Paz, com apoio de servidores de outras áreas do governo, como educação e saúde. No Pará, a UPP será uma ação integrada, baseada em princípios de segurança e políticas públicas, para atender as comunidades que mais sofrem com a violência urbana. O público-alvo é formado por jovens de 12 a 18 anos, que serão diretamente beneficiados por ações e serviços de prevenção à criminalidade.

O bairro da Terra Firme foi escolhido para abrigar a primeira UPP do Pará após estudo de georreferenciamento, feito pelo centro estratégico da Polícia Civil, e avaliação das estatísticas de ocorrências policiais na área. A previsão é de que as obras no prédio estejam concluídas dentro de no máximo três meses, informou o secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha.

Segundo ele, o perfil de atendimento dessas unidades é voltado a municípios do interior do Estado, visando fortalecer as ações destinadas a diminuir os altos índices de violência registrados no Pará.

"Mais que uma unidade de policiamento, a Unidade Pró-Paz será um núcleo para a sociedade, com um setor de mediação de conflitos, que atuará com a comunidade, atendendo demandas previamente catalogadas, e um núcleo e prevenção social, para acompanhar as políticas públicas", disse o secretário, acrescentando que o local também servirá para receber denúncias de crimes como tráfico, assassinato e roubo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente