Comandante Regional esclarece a respeito de matéria sobre VIOLÊNCIA EM SALINAS


Em resposta à matéria intitulada "Violência cresce em Salinas e preocupa o Estado" e ao artigo do colunista Rennan Câmara titulado "Carnaval e segurança", publicada pelo site Clicsalinas no dia 09 de fevereiro deste ano, o Comandante de Policiamento da Região do Salgado/Caeté, Coronel PM Costa Júnior esclarece os fatos sobre a reportagem:

(Veja na íntegra):

"Quero dizer que assumi o Comando de Policiamento Regional no mês de janeiro e passei a tomar conhecimento dos problemas que afligem os moradores de Salinópolis.

Após o Carnaval, onde tivemos o maior aparato policial de todos os tempos, com helicóptero, Rotam e Policiamento Ambiental e outros, o que vai ter para o cidadão, passado o período da folia?
Já estamos providenciando para Salinópolis uma nova modalidade de policiamento: à cavalo. O policiamento montado tem um efeito psicológico muito grande e será desenvolvido à noite, por conta da identificação de problemas de assaltos e arrombamentos às residências.

Nossos policiais serão treinados a proceder o policiamento, baseado na filosofia de POLÍCIA COMUNITÁRIA, onde a PM irá ouvir os cidadãos, através de reuniões nos bairros ou através dos telefones 181, 190 e o número do POLICIAL INTERATIVO (um telefone móvel que fica na viatura da PM).
Quanto aos casos de drogas, solicitamos que a população denuncie para o 181.
As denúncias para o 181, o cidadão não precisa se identificar. Ele descreve onde é a boca de fumo ou o ponto de drogas e ganha uma senha para acompanhar se a polícia tomou providências para prender os traficantes.

O 181 tem proporcionado à Polícia Civil e à Polícia Militar a possibilidade de prender grande número de traficantes na Grande Belém. e agora podemos fazer isso em Salinópolis.
Caso o cidadão ainda não tenha a segurança da reservação de sua identidade, pode fazer a denúncia de um telefone público. Mas, não deixe de fazer.

Na base da prevenção, este ano estamos implementando o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que será desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Salinópolis, através da sua Secretaria municipal de Educação. Com o Proerd, as crianças e adolescentes terão 10 lições, ministradas por policiais militares que alertarão sobre os riscos do consumo de drogas, orientarão como dizer não ao assédio de traficantes e também como denunciar isso aos pais, ao professor de sua confiança e ao policial que eles conhecem.

Também desenvolveremos a REDE COMUNITÁRIA DE SEGURANÇA com diversos segmentos de atividades em Salinópolis. A primeira rede será constituída para fazer frente ao problema dos arrombamentos. Em parceria com a ASSOCIAÇÃO DOS CASEIROS DE SALINÓPOLIS vamos treinar essas pessoas que desenvolvem essa atividade e dizer para elas como ligar, para onde ligar e como denunciar a presença de elementos que estejam em fundada suspeita, rondando na comunidade, presumivelmente com intuito de entrar nas casas alheias.

Depois, vamos mobilizar comerciantes, frentistas de postos de combustíveis, bancários, trabalhadores de hotéis, bares e restaurantes.

Certamente, assim, desenvolveremos um trabalho muito mais PREVENTIVO.
Solicitamos, pois, o apoio da população para esse novo trabalho em Salinópolis, que tem o major Paulo Sérgio como comandante da Companhia Independente de Polícia Militar.

Gostaríamos de disponibilizar nossos contatos na internet, que já faz parte desse novo processo de relacionamento com a população, a fim de que possamos dar acessibilidade ao cidadão para conversar com a sua polícia.

Facebook: Polícia Militar CPRsete
Twitter: @cpr_7
Muito obrigado.
Cel. PM Costa Júnior - Comandante de Policiamento da Região do Salgado/Caeté

http://clicsalinas.com.br/index.php/en/noticias/noticias-de-salinopolis/154-coronel-pm-costa-junior-esclarece-materia-do-clicsalinas-sobre-violencia

Um comentário:

  1. PARABÉNS. Tomara que o povo dê o apoio necessário ao desenvolvimento da Rede Comunitaria de Segurança.

    Bom trabalho.

    ResponderExcluir

Comente