Batalhão Escolar ganha reforço


Pela primeira vez, todas as unidades da Polícia Militar do DF participarão da operação Volta às Aulas – Escolas Públicas, do 1º Batalhão de Policiamento Escolar. Militares do Batalhão de Aviação Operacional, do Regimento de Polícia Montada, do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, da banda de música e do Batalhão Escolar estarão no colégio Setor Oeste (912/913 Norte), a partir das 6 horas, para o lançamento da operação.


Os alunos conhecerão por dentro os veículos usados pelos policiais, participarão de palestras educativas e terão o apoio da instituição para que a volta às aulas seja tranquila. “O objetivo é estreitar o relacionamento da Polícia Militar com os alunos e os professores para que a resposta do trabalho preventivo e ostensivo seja mais eficaz”, explica o chefe da Seção Operacional do 1º Batalhão Escolar, major Roberto Lobato Marques.



Ao longo do ano, policiais visitam as escolas para discutir com os estudantes temas como uso de drogas e segurança escolar. Em 2014, 70 mil alunos da rede pública de ensino participaram das palestras. A meta é dobrar o atendimento neste ano. Há 470.324 alunos matriculados nos 657 colégios públicos do DF. Durante uma semana de operação, policiais intensificarão as visitas às escolas para garantir a segurança nos arredores e para conhecer a comunidade escolar. Foram selecionadas pela Secretaria de Segurança Pública 60 unidades do ensino médio do DF com histórico de práticas ilícitas, como porte de arma, entorpecentes e brigas.


Transporte – Ainda durante a operação, serão verificados a documentação de veículos de transporte escolar e o respeito às leis de trânsito. O efetivo administrativo, aquele que normalmente não vai às ruas, será convocado para reforçar o policiamento ostensivo. Só do Batalhão Escolar serão 200 policiais envolvidos, além de cerca de 150 integrantes de outras unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente