Vereadores participaram intensamente dos debates
Oriximiná/PA - Promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Pública – Conseg, com o apoio da Câmara Municipal de Oriximiná, o encontro reuniu autoridades regionais, como o deputado Junior Ferrari, e o chefe do Estado Maior Estratégico da PM, coronel Costa Junior, além de representações locais, como os vereadores Joel El-Shaday, Toninho Picanço, Zequinha Calderaro, Ludugero Junior, o presidente da CMO, Neto Andrade, e o prefeito Luiz Gonzaga. Nos dois dias de debates, foram discutidos problemas e soluções para a segurança pública nos municípios da região do Baixo Amazonas. Este foi o segundo fórum para tratar do assunto. A primeira edição foi realizada em 2008.
Na cerimonia de abertura, na manhã do dia 19 de maio, no Clíper Santo Antônio, o presidente do Conseg, Orivaldo Maciel, destacou a relevância do fórum. “É o elo entre a comunidade e a justiça, portanto a população tem a obrigação de participar para questionar junto às autoridades”, definiu Maciel. Já o Coronel Costa Júnior, que coordena o programa de policiamento comunitário no Pará, destacou a importância do trabalho preventivo, das ações educativas e da implantação do trabalho das polícias em parceria com a comunidade.
Em seu discurso, o juiz titular da Comarca, Francisco Jorge Gemaque Coimbra, demonstrou preocupação com a segurança pública em Oriximiná e sugeriu a adoção de medidas em âmbito regional. “Sabemos que a segurança pública não é somente um problema nosso, pois acaba havendo interação de problemas oriundos de outros municípios por ser a mesma região. Então, isso tudo deve ser acompanhado de políticas públicas e de uma organização da cidade para criar oportunidades de trabalho, haja vista que na ausência disso tudo leva à inserção do jovem na criminalidade ou o ato infracional”, declarou o magistrado.
A delegada Andreza Souza, que lida diariamente com a falta de uma estrutura adequada ao bom desenvolvimento da atividade policial no município, aproveitou a oportunidade para conversar diretamente com a representante do Governo do Estado. Falando ao público, Andreza frisou que o forte crescimento populacional em Oriximiná precisa ser pensado de forma estratégica. “Assuntos como o linhão, a exploração mineral na região, dentre outros, são relevantes para o município, e é muito importante discuti-los para encontrarmos uma solução para o aumento da violência e da criminalidade que está dentro desse contexto”, cobrou a delegada.
Durante o almoço de encerramento, o presidente Neto Andrade agradeceu os vereadores pela participação e pediu que aos representantes de órgãos estaduais que colocassem em prática tudo o que foi definido no encontro. “Acreditamos que somente juntos poderemos vencer a violência e a criminalidade”, concluiu.
(Alberto Juliê)
(Alberto Juliê)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente