Guarda Municipal vai atuar na segurança durante as eleições

Pela primeira vez, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) participará efetivamente do processo de segurança durante o pleito eleitoral de 2014. A GM ficará responsável pelo monitoramento e guarda das urnas em 48 locais de votação na capital. Isso mostra a preocupação da prefeitura com o bom andamento dos votantes nas eleições do próximo dia 05 de outubro. 
A GM ineditamente irá trabalhar nessa edição das eleições 2014. É algo inovador, mas extremamente de reconhecimento através do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do poder judiciário e toda sua equipe que confiou no trabalho da GM, oficiando ao prefeito João Alves e a secretária Georlize a participação dos guardiões nas eleições 2014, comenta o Diretor Geral da Guarda Municipal, Coronel Enílson Aragão.
Para o Coronel, a ação a guarda tem todo um plano de ação para a atuação nas eleições. A direção da GM elaborou um plano de ação para viabilizar a atuação da GM nas eleições. Nós vamos atuar no sábado, véspera da eleição do dia 05, fazendo a segurança e a vigilância de 48 locais de votação. Inicialmente ficou definido que somente seriam escolas do município, mas o TRE reconhecendo que essa ação ficaria restrita ampliou para que nós pudessem os ocupar também escolas particulares, unidades de ensino do estado, explica.

Contingente
Mesmo com o efetivo da GM focado no trabalho das eleições o trabalho de cotidiano dos guardiões continuará. A GM irá disponibilizar um contingente em torno de 120 guardiões. Inicialmente dois guardas por cada unidade de ensino e também irá atuar na dinâmica da fiscalização preventiva. Três viaturas de forma itinerante estarão durante o período de tarde e noite acompanhando e orientando os guardas municipais que estarão nessas unidades de ensino, explica Enílson.
Sobre o trabalho do efetivo dos guardas municipais o Coronel se mostrou bem detalhista. O contingente será deslocado a partir das 13h do sábado e com previsão de saída a partir da chegada da PM que está previsto para as 6 da manhã. Faremos essas guarda, pois no sábado e urnas de cada escola ficará sob custódia da GM, diz.

Parceria
Todas essas ações de trabalho da Guarda Municipal nas eleições foram mediante a parceira com a o TRE através do reconhecimento do trabalho dos guardiões. A conversa entre a GM e o TRE está sendo profissional e amistosa, e o que nós observamos é que o TRE nessa parceria com a GM reconhecendo o trabalho impactante que a guarda realiza hoje na cidade de Aracaju. Dentro dessa perspectiva que o trabalho consistente de confiança junto a sociedade aracajuana é que fez com que o TRE mantivesse essa parceria com a GM para inovar e complementar essa nova atuação da GM no pleito eleitoral 2014, conta Enílson.
O coronel ainda ressalta que esse trabalho junto com o TRE além de potencializar o efetivo para garantir a vigilância da custódia da urna, nós implementaremos também um patrulhamento preventivo e itinerante que vai garantir uma sensação de segurança para a comunidade aracajuana, fala.


Ascom GMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente