CAMETÁ FORMA PROMOTORES DE POLÍCIA COMUNITÁRIA


Aconteceu na sexta-feira (25) a formatura da primeira turma do Curso Nacional de Promotores de Policia Comunitária em Cametá.

A formação ocorreu no período de 16 a 25 de novembro de 2011, e teve seu encerramento na Câmara Municipal de Cametá.

A turma concluinte foi composta de 56 alunos; integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal de Cametá e de Mocajuba, Conselho Tutelar, Senai, Prefeitura Municipal de Cametá e integrantes da comunidade local. O evento conclusivo do curso foi prestigiado por autoridades locais, personalidades, familiares dos alunos e a comunidade em geral.
 Ascom/PMPA

O Rio precisava de um projeto assim

UPP  
“O Rio precisava de um projeto assim. A sociedade tem razão em não suportar bandidos descendo armados do morro para assaltar no asfalto e depois voltar. Aqui na Rocinha não tem roubo de carro, ninguém rouba nada, às vezes uma moto ou outra. Não gosto de ver bandido com um monte de arma pendurada, fantasiado. A UPP é um projeto excelente, mas tem problemas. Imagina os policiais mal remunerados, mesmo os novos, controlando todos os becos de uma favela. Quantos não vão aceitar R$ 100 para ignorar a boca de fumo?”
Ruth Aquino , 
Revista Época

Luan Santana é proerdiano

Assista ao vídeo com a mensagem de Luan Santana.
É importante que artistas e ídolos dos jovens expressem suas mensagens contra esse mal que está destruindo as famílias: o mal das drogas.


Twitter: @proerdpa

POLÍCIA COMUNITÁRIA FORMA NOVA TURMA EM CAMETÁ:


Aconteceu na manhã de segunda-feira (28) a formatura da 1ª Turma do Curso Nacional de Promotores de Polícia Comunitária no município de Cametá.

O evento aconteceu às 16h30 no auditório da Câmara Municipal do município e reuniu autoridades e personalidades locais, além da comunidade cametaense, que aprovou a formação; uma vez que a atividade representa mais uma qualificação e conhecimento necessários para a política de proximidade entre a PM e demais órgãos de Segurança Pública com a comunidade.

O Major PM Franklin Roosevelt, Comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, sediada no município, destacou a importância da formação e o aproveitamento de tudo o que foi visto pelos alunos para o trabalho de Polícia Comunitária que os policiais desenvolvem na localidade.

Polícia Civil do MA decreta greve e aprofunda crise na segurança

A Polícia Civil do Maranhão decidiu na noite desta segunda-feira, em assembleia, decretar uma greve por tempo indeterminado a partir de amanhã.
 Será a quarta categoria de profissionais da segurança pública a parar no Estado.

Prisão de PMs grevistas no Maranhão é improcedente, diz auditor.
PMs em greve invadem Assembleia e mantêm vigília no Maranhão.

Após a assembleia, os policiais seguiram em passeata, pelas ruas de São Luís, até a Assembleia Legislativa do Estado, onde policiais militares e bombeiros estão acampados.

PMs, delegados da Polícia Civil e bombeiros estão em greve desde a semana passada.

O policiamento das ruas da capital do Estado e das principais cidades do interior está sendo reforçado por homens da Força Nacional de Segurança e por soldados do Exército.

Os policiais civis reivindicam a abertura das negociações com o governo do Estado para um novo plano de cargos e salários para a categoria. De acordo com os policiais civis, em abril foi acordado com o governo a criação de uma comissão para discutir o assunto.

Os policiais civis estão solidários às reivindicações dos policiais militares e bombeiros, que pedem reajuste de 30%.

Segundo lideranças do movimento, metade dos policiais civis vão manter as atividades a partir de amanhã para atender casos urgentes e flagrantes.

Metade dos delegados da Polícia Civil também estão trabalhando. Eles reivindicam do governo o envio de uma proposta de emenda constitucional para a Assembleia Legislativa reconhecendo o cargo como sendo carreira jurídica.

O governo do Estado disse que está em estudo uma proposta de plano de carreira e realinhamento salarial para todo o funcionalismo, entre eles os policias civis e militares e os bombeiros. A proposta reivindicada pelos delegados, segundo a assessoria de comunicação do governo, já foi enviada à Assembleia.
Fonte: Folha.com (SÍLVIA FREIRE)

Twitter: Polícia Rodoviária Federal apreende drogas

  PRF PARÁ
Em Uruara,no km 834,0 da BR230 às 19h50,foram apreend.20kg de cocaina,transport. No onibus linha Santarem/Maraba. Operação Transamazonica.

Inscrições abertas para o curso de Multiplicador de Polícia Comunitária


A Diretoria de Ensino e Instrução informa aos Oficiais PM interessados que estão abertas as inscrições para o Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária (CNMPC), Turma C, até o dia 02/11/2011, das 07h30 às 17h30, na Seção de Especialização de Ensino.

O curso acontecerá no IESP, no período de 05 à 20/12/2011, das 08h00 às 17h00, com 20 (vinte) vagas para a Polícia Militar do Pará.

É uma importante oportunidade para a preparação dos oficiais para o magistério nessa filosofia de polícia que vem se ampliando nos últimos anos.

Para saber os critérios de inscrição no curso, clique AQUI.

Para baixar a ficha de inscrição, clique AQUI.


Maiores informações:

Email da Seção de Especialização/DEI: dei.esp@pm.pa.gov.br

Telefones: (91) 3277-5662; (91) 2377-5577 e (91) 8230-1055

Colaboração: Ronaldo Braga Charlet - Capitão PM.


DEUS não deixou que eu fosse mais uma estatística

No dia 20 de novembro, domingo, no início da noite, estava me dirigindo a uma parada de ônibus intermunicipal em Belém, capital do Pará, pois viajaria ao município de Castanhal a 70 km, onde resido e exerço minhas atividades funcionais, quando 3 (três) rapazes armados em 2 (duas) bicicletas me cercaram, pedindo meu celular.
De pronto, entreguei meus 3 (três) celulares, um para cada um, pensando que os mesmos iriam estar satisfeitos.
Mas, um deles gritou: - PASSA A CARTEIRA!
Na minha porta-cédula, estava a minha identidade da polícia, escondida mas eles poderiam revistar. 
Neste momento, vi que um deles tinha a mão deficiente e passei a dizer:
- RAPAZ, DEUS NÃO MARCOU A TUA VIDA PARA VOCÊ ROUBAR AS PESSOAS, MAS TE MARCOU  PARA TE ABENÇOAR, PARA SALVAR A TUA ALMA! E eu abaixei a cabeça.
Aquele a quem falei, gritou para os outros dois:
- NÃO TOQUE NO IRMÃO! GUARDA O “BERRO”!
Continuamente, ele bruscamente puxou meus celulares das mãos dos outros marginais, fazendo a entrega dos 3 (três) celulares na minha mão, passando a dizer, chorando:
- ME PERDOA! EU NÃO TIVE OPORTUNIDADE NA VIDA! MEUS AMIGOS SÃO TODOS BANDIDOS! TENHO UM FILHO PEQUENO! ME PERDOA! ESTOU AFASTADO DO CAMINHO DO SENHOR!
Ele me deu um abraço, disse para eu andar e não olhar para trás e eles seguiram a destino incerto e eu peguei meu ônibus, agradecendo ao SENHOR pelo seu socorro e livramento.
Interessante que a mensagem na igreja foi SALMOS 34:7 e 8 
(O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia). 
Todos se quebrantaram, inclusive eu. Nenhum mal chegará a tua tenda, servo de DEUS.
BOM É SERVIR AO SENHOR!
MARANATA!
O SENHOR JESUS VEM!
Maj PM/PA  Wagner Almeida

Twitter: dicas de compras em Belém

Siga as dicas de compras em Belém:
@belemcompras

UNIDADE INTEGRADA PROPAZ será inaugurada no início de dezembro


No próximo dia 6 de dezembro  Belém vai ganhar a primeira UIPP (Unidade Integrada ProPaz), que será instalada no bairro da Terra Firme.
Idealizada nos moldes das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) do Rio de Janeiro (RJ), o objetivo do programa paraense, no entanto, é bem diferente, irá trabalhar para promover a cultura de paz, através de ações de prevenção, ao invés da repressão armada.
Entre as ações que serão desenvolvidas pela unidade está a prevenção de delitos, promoção de cursos, oficinas e atividades voltadas para a educação, esporte e lazer. Para isso a UIPP vai contar com a cooperação de vários órgãos das áreas de educação, esporte, lazer, saúde e segurança, para dar todo apoio necessário às comunidades nas quais serão instaladas as unidades.

Dica para seguir no Twitter: Proerd do Pará

Recomendo seguir no Twitter:
@proerdpa

Governador recebe novo comandante da PM e pede integração


http://www.guiasjp.com/fotos_noticias/foto_1236117358.9328.jpgO coronel Roberson Luiz Bondaruk assume o comando geral da Polícia Militar do Paraná com a missão, recebida do governador Beto Richa, de humanizar a corporação e integrar a ação com a Polícia Civil.
Acompanhado do secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, Bondaruk se encontrou-se foi recebido na sexta-feira (25) pelo governador, no Palácio das Araucárias. A posse oficial está programada para esta semana.

De acordo com o secretário, Richa determinou ao novo comandante geral que consolide a atuação da polícia junto à comunidade, de forma a restaurar a confiança da população e sua percepção de segurança. Bondaruk, que foi um dos precursores da Polícia Comunitária no Paraná, terá que reduzir o tempo de resposta policial às chamadas da comunidade, fortalecer a corregedoria da PM e cuidar da recomposição e capacitação do efetivo.

"A escolha do novo comandante geral foi técnica, como determinou o governador Beto Richa. Bondaruk é um ideólogo, com conhecimento científico e capacidade para aproximar a Polícia Militar da população e combater a criminalidade", afirmou Almeida Cesar. Ele citou a necessidade de operações conjuntas com a Polícia Civil e de união entre as forças de segurança, destacando a presença do delegado-geral Marcus Vinícius Michelotto na apresentação do novo comandante da PM.

O secretário completou que todos os policiais, praças e oficiais passarão por cursos de reciclagem e atualização para que estejam aptos a atuar em conformidade com a filosofia de Polícia Comunitária.


Conforme reforçou, a meta é aumentar a presença do Estado na comunidade, com ações em parceria com prefeituras. "Os grandes problemas de segurança pública são consequência da ausência do Estado", disse.

Engajamento social

Blog da Franssinete Florenzano: Engajamento social: Em Terra Santa, a promotora de justiça Ione Missae Nakamura promoveu audiência pública para abordar os problemas na segurança pública e a...

Mike Tyson canta Garota de Ipanema no Caldeirão do Huck


Programa do dia 26/11/2011

Neymar declara em vídeo que já fez o Proerd

Polícia Militar do Estado de  São Paulo homenageia o craque do Santos como "Um ídolo a ser seguido", após enquete feita com crianças


PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

Luciano Huck parabeniza Proerd da Polícia Militar do Rio de Janeiro

PROERD NO PROGRAMA CALDEIRÃO DO HULCK

PROERD: PREVENÇÃO ÀS DROGAS GANHA FORÇA COM AS CRIANÇAS EM CASTANHAL


Na manhã da sexta-feira (25), a cidade de Castanhal viveu uma manhã diferente. 
Enquanto no Ginásio Poliesportivo “Loiola Passarinho”, localizado no bairro da “estrela”, acontecia a solenidade de formatura de 630 crianças pelo Programa de Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, em toda a cidade iniciava-se a Operação integrada Eirene.

A operação é uma atividade integrada de enfrentamento à criminalidade por meio de ações do sistema de Segurança Pública. A Eierene foi executada com sucesso em toda a Belém e com formato aplicado em diversos municípios do Estado, sempre com bons resultados.

Prevenção e enfrentamento caminharam juntos e cada um com seus frutos próprios; no Proerd, o Coronel PM Fábio Viana, Comandante do Policiamento Regional III, presidiu a cerimônia que contou com a presença do Comandante do 5º Batalhão Tenente Coronel PM Éder, professores, coordenadores e profissionais das seis escolas que participaram da formação que emocionou a todos os presentes, com a alegria peculiar da turminha; que: cantou, fez o juramento, aplaudiu, ganhou presentes e reafirmou o compromisso de estar longe das drogas e da violência, além de prestar sua homenagem à 2º Sargento PM Doralice e ao Soldado PM Waldemir, ambos do 5º BPM, os quais foram os instrutores dos pequenos.














Enquanto isso, a Operação integrada Eirene, com mais de 300 profissionais envolvidos; entre policiais militares, civis, agentes do Detran, do Sistema Penal, do Centro de Perícias, da Secretaria de Trânsito, do Corpo de Bombeiros e outros órgãos, ganhava cada vez maior dimensão, com a apreensão de materiais como: 129 petecas de cocaína, 1 quilo de barrilha (usada para refino da droga), 470 mídias falsificadas, 18 máquinas caça-níquel e abordagem de 470 motos, 547 carros de passeio, 74 ônibus, 75 vans e 65 bicicletas, tendo, deste quantitativo, muitos veículos apreendidos por diversas irregularidades.

Encerrada a solenidade do Proerd, ficou no ar a esperança de que 630 novos “proerdianos” não somente se neguem a consumir substâncias entorpecentes ou a praticar a violência; mas, sejam agentes multiplicadores da paz, levando o conteúdo do Programa para seus amigos e familiares.

Por sua vez, encerrada a manhã, a Operação Eirene continuou por toda a tarde, noite e madrugada do sábado (26), com a realização de ações como: Saturação, Incursão, Barreira, Andros e Hypnos, percorrendo bairros, abordando pessoas e veículos, vistoriando estabelecimentos comerciais, bares e similares e conseguindo fazer frente à criminalidade, graças ao apoio do serviço de inteligência e a colaboração da comunidade pelo disque-denúncia (181).

 www.pm.pa.gov.br

Joinville vence o CRB e fica perto do título da Série C


O Joinville-SC deu um grande passo para conquistar o título do Campeonato Brasileiro da Série C, a terceira divisão nacional, ao vencer o CRB-AL por 3 a 1, neste sábado, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Este foi o primeiro jogo da decisão, que agora vai reunir os dois times em Santa Catarina, no próximo sábado. Na volta, o time catarinense joga até por uma derrota de dois gols de diferença.
Esta foi a primeira derrota do CRB diante de sua torcida. E confirmou a força do Joinville, dono da melhor campanha dentro da competição. Além dos dois finalistas, também garantiram o acesso para a Série B os dois vice-líderes dos grupos da segunda fase: Ipatinga-MG e América-RN.
O time visitante não se impressionou com a presença da torcida e conseguiu a vantagem de 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Isso abriu o caminho para a merecida vitória. Por fatalidade, aos 10 minutos, Felipi marcou contra o CRB. Na sequência, aos 23, Glaydson ampliou para o Joinville em um chute de longe.
O CRB melhorou bem no segundo tempo, principalmente ao marcar seu primeiro gol com Geovani, aos sete minutos. Depois disso, o time alagoano foi para cima, criou chances, mas não empatou. Nos acréscimos, sofreu o terceiro gol, marcado por Aldair, aos 47.

AE - Agência Estado

Policiais se reúnem com governadora para decidir greve no Maranhão


Agentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros ficaram de se reunir neste sábado (26), com a governadora Roseana Sarney, para decidir sobre a greve da categoria, que começou na quinta-feira (24).

Na sexta-feira (25), eles se reuniram com uma comissão de deputados mas nada ficou decidido. eles continuam acampados dentro da Assembleia Legislativa, mesmo com o fato de o Tribunal de Justiça ter considerado a paralisação ilegal. O órgão informou que os sindicatos das categorias serão multados em R$ 200 por cada policial que aderir à greve.

Se a greve não for encerrada neste sábado, a Polícia Civil também poderá aderir ao movimento. Uma assembleia foi agendada pelos representantes grevistas para a próxima segunda-feira (28).

Os PMs querem aumento salarial de 30%, que é referente às perdas dos últimos três anos, segundo eles. Entre outros itens na lista de reivindicações estão: modificações de critérios de promoção e reorganização do quadro de oficiais, implementação de jornada de trabalho de 44 horas semanais e eleição do Comandante Geral da Polícia Militar.

Conferência Internacional do Proerd mostrou boas práticas de prevenção às drogas

E-mail
Proerd_23.11.11A I Conferência Internacional do Proerd aconteceu em Brasília e contou com a presença de proerdianos de todos os estados da federação e ainda representantes do México e da Bolívia.
Os representantes do México  explanaram como é desenvolvido o Proerd em seu país e apresentaram outros programas desenvolvidos de Prevenção Social no Estado de Nuevo León.
Foram palestrantes do evento, Daniel Godri (foto ao lado com coronel Costa Júnior, coordenador estadual do Proerd/Pará).
Godri é o segundo colocado no ranking brasileiro das estrelas que mais brilham no palco, no mercado de palestras motivacionais, de acordo com a Revista Veja.
Cléo Fante, doutora em Ciências da Educação e Vice-presidente do Centro Multidisciplinar de Estudos, palestrou sobre Bullying Escolar.
Além da grande oportunidade para trocar experiências, o evento motivou os participantes e ainda os enriqueceu com novos conhecimentos.
Ficam registrados aqui os nossos agradecimentos a toda equipe da Polícia Militar do Distrito Federal pelo brilhante evento.

Proerd forma mais 690 alunos

Uma grande festa. Foi assim mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizada pela Prefeitura de Araucária-PR, na última quarta-feira (23).
O Ginásio de Esportes Joval de Paula Souza, local onde aconteceu a cerimônia, estava lotado de familiares e amigos dos formandos, que dedicaram uma tarde para ver mais um momento importante na vida dos estudantes.
Neste ano mais 690 alunos, matriculados nos 5º anos do ensino fundamental de sete escolas municipais de Araucária e do Colégio São Vicente de Paulo, participaram da formatura. O evento contou com apresentação de capoeira, leitura de frases dos textos produzidos durante as aulas e desfile de motos.
Para o prefeito, Albanor Zezé Gomes, a formatura representa um importante momento na vida dos estudantes. “Parabéns a todos os participantes deste belo Programa. Durante as aulas, nossas crianças receberam conhecimento que será compartilhado com outros estudantes e farão parte da vida delas”, falou o prefeito.
Ao longo 11 anos o PROERD, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, já formou mais de 17 mil crianças no município. “Hoje os nossos alunos são os protagonistas desta grande festa. Eles vão levar conhecimento que adquiriram aqui para toda a vida”, falou a secretária de Educação, Maria José Dietrich.
Segundo o instrutor do Programa, policial Lopatiuk, todos os alunos são vencedores e a formatura é só mais uma etapa na vida dos estudantes. “O Proerd está no coração de cada criança, ele não acaba nunca”, disse. Na oportunidade o juramento dos estudantes foi realizado pelo guarda municipal, Rafael Gonçalves do Nascimento. Rafael já foi estudante do Proerd e também já trabalhou com a equipe responsável pela aplicação do programa nas escolas.
Reconhecimento
Na fila para tirar uma foto da filha com o prefeito Zezé, Lediane de Meire, afirmou que o programa é fundamental na vida escolar do estudante. “Hoje as nossas crianças precisam de muita orientação, esse programa faz isso”, contou.
Presença
O evento também contou com a presença do vice-prefeito Isac Fialla, secretários municipais, diretores de escolas, autoridades da Polícia Militar e demais autoridades do município.
Proerd
É uma iniciativa de prevençã da Polícia Militar. Além dos alunos, os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, o que representa um esforço cooperativo entre escolas, pais e Polícia Militar.
Números
O PROERD é baseado no Programa Americano chamado Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E). Desenvolvido em mais de 50 países, cerca de 40 milhões de crianças por ano têm instrução com policiais PROERD. Em mais 10 anos o PROERD em parceria com a Secretaria Municipal de Educação já formou mais de 16 mil crianças no município.

http://www.araucaria.pr.gov.br/noticias/secretarias/educacao/proerd-forma-mais-690-alunos

Novo comandante geral assume PMPR

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) terá mudança no comando geral da instituição.
O coronel Marcos Teodoro Scheremeta, que assumiu o comando geral da corporação em janeiro deste ano, vai deixar o cargo. Em seu lugar entra o coronel Roberson Luiz Bondaruk, que atualmente é responsável pelo Departamento de Relações Institucionais da Coordenação de Segurança Comunitária da Sesp.

Scheremeta havia sido escolhido para a função pelo governador Beto Richa. Segundo o jornal Gazeta do Povo, uma das razões da saída do coronel é a polêmica envolvendo a transferência do atendimento aos segurados do Serviço de Atendimento à Saúde (SAS) de Curitiba e região metropolitana para o Hospital da Polícia Militar (HPM). O SAS oferece atendimento aos servidores públicos do estado. Anteriormente, era o Hospital São Vicente que prestava o atendimento.

Segundo o colunista Celso Nascimento, Scheremeta teria procurado o governador para colocar seu cargo à disposição no fim de outubro. Ele não teria concordado com a forma como foi firmado o convênio com o HPM, que teria ocorrido à sua revelia. Além disso, ele teria perdido o apoio da corporação por conta do episódio.

O coronel Bondaruk já comandou a Academia Militar do Guatupê, onde são formados os novos oficiais da corporação. Bondaruk também é pesquisador e autor de sete livros, entre eles o Geografia do Crime.

Promotora falará sobre Direitos Humanos, Segurança Pública e movimento social

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos convida para participar da palestra SEGURANÇA PUBLICA, DIREITOS HUMANOS E MOVIMENTO SOCIAL que será realizada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, no dia 25 de novembro, as 19h, no Auditório do Colégio Ideal da Alcindo Cacela entre Magalhaes Barata e Governador José Malcher.
Palestrante: Dra Silvia Klautau Mileo
Promotora de Direitos Humanos e Controle do Uso Externo da Força Policial.
Multiplicadora de Polícia Comunitária pela Senasp
Maria do Socorro Malheiros
Conselheira de Direitos Humanos

Proerd: Encontro reúne coordenadores de todo país

Para comemorar os 18 anos de sucesso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), a Polícia Militar realizou o Encontro Técnico Nacional, que reuniu todos os coordenadores de Proerd do país. O evento ocorreu esta semana no Grande Auditório do Anhembi, na avenida Olavo Fontoura, 1.209 – Anhembi Parque, em Santana, na zona norte da Capital.

Comemorando mais um ano de programa, a PM, através da Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos, promoveu o Encontro Técnico Nacional de coordenadores de todo o Brasil, do Proerd. Para abrir o evento, houve apresentação da Banda Sinfônica e do Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O encontro contou com a presença de 800 convidados como instrutores, educadores, mentores do programa, representantes dos principais órgãos de prevenção e combate ao uso de drogas, como a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Educação, D.A.R.E. Internacional e representantes das Polícias e Bombeiros Militares de todos os Estados e Distrito Federal.

A Polícia Militar homenageou os primeiros instrutores que, em 1993, ajudaram a Instituição a implantar o programa, a disseminá-lo pelo Estado e pelo país.

Foram realizadas diversas palestras sobre psicologia de crianças e adolescentes, a importância da conscientização contra as drogas, entre outras, por professores da Universidade de São Paulo, pelo secretário da educação, o comandante geral da PM e o diretor de Policia Comunitária e de Direitos Humanos, da Policia Militar.

O sucesso
De caráter nacional, o Proerd tem a função de conscientizar crianças e adolescentes contra o consumo de drogas e a violência, além de fortalecer o elo com a escola e a família.
Há 27 anos na Polícia Militar, o Major PM José Eduardo Bexiga, coordenador estadual do programa, confirma que o Proerd é um trabalho muito bem feito e que é o maior programa preventivo do gênero no país.
“No Brasil, cerca de 13 milhões de crianças e adolescentes já foram formados e, só no Estado de São Paulo, já são mais de 6 milhões”, revela.

O Major Bexiga dedica a cada um dos policiais militares que trabalham no programa, o seu sucesso. “Eu agradeço aos instrutores por serem qualificados. Isso é uma característica dos policiais militares e peço que continuem perseverando nesta atividade, pois é imprescindível para São Paulo”, concluiu.

Para que o programa continue bem sucedido, 680 instrutores trabalham em escolas proliferando a ideia principal, que é a conscientização. Todos os anos, são formados 1200 instrutores.

Desde 2004, o Proerd disseminou-se para todo Brasil e, atualmente, atende crianças e adolescentes de diversas escolas nos 470 municípios paulistas. A partir do ano que vem, o programa vai ser estendido para todo o estado, após um convênio assinado no final de setembro deste ano entre a Secretaria de Segurança Pública e a da Educação.





PMPA terá centro de treinamento Proerd

Comandante da PM, coronel Solano, está dando total apoio ao Proerd.
Designou o coronel Costa Júnior, coordenador estadual do programa, a tratar junto à Senasp e ao CNCG, a viabilidade de um centro de treinamento para a PM do Pará.
Ao mesmo tempo, Solano aproveita a estreita parceria com a PM de Santa Catarina e determina ao capitão Formigosa, coordenador executivo do Proerd, juntamente com a sargento Margareth, a participarem de um importante encontro naquele estado, onde importantes encaminhamentos serão dados pela corporação sulista na área da prevenção às drogas.
Aliás, Santa Catarina é referência para o Brasil quando se trata do Proerd.
O coronel Castro Júnior, da Polícia Militar de São Paulo é o atual coordenador da Câmara Técnica do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) junto ao CNCG (Conselho Nacional de Comandantes Gerais das PM e Corpos de Bombeiros do Brasil), informou que a Senasp estuda a realização de um curso para mentores do Proerd.
Isso é uma excelente notícia para os estados brasileiros, muitos ainda de pires na mão para formar mentores.

UIPP reúne os agentes hoje

Hoje, às 14h00, no CIIC (Centro Integrado de Inclusão e Cidadania), todos os órgãos envolvidos no trabalho da futura UIPP (Unidade Integrada ProPaz) estarão fazendo uma reunião de sensibilização e nivelamento sobre as atividades a serem desenvolvidas no bairro da Terra Firme, local da primeira unidade.
Na reunião, cada órgão terá a oportunidade de mostrar como desenvolverá seus trabalhos e todos vão se ver no processo de integração.
Com a UIPP, o cidadão deixará de ter o tratamento de sua demanda como um registro de ocorrência policial para ter um acolhimento que possibilitará ao Estado tratar o seu problema específico, mas com a consciência de que está dentro de um contexto maior da comunidade.
A concepção da UIPP é, certamente, o modelo ideal de identificação e resolução de problemas, principal premissa da filosofia de Polícia Comunitária.
Cidadão deve apoiar a ideia.
Uma vez avaliada e aprovada, a UIPP ganhará o território paraense.
Os primeiros passos serão dados na Terra Firme e o aperfeiçoamento constante será a tônica para o avanço às demais UIPP, em número de nove, previstas na Agenda Mínima do Governo do Pará.

DÍVIDA DO GOVERNO PODERÁ AUMENTAR COM A COPA DO MUNDO

              Tabelinha. Com Pelé, Dilma eAnastasia
marcaram os "1.000 dias"para a Copa em
Copa do Mundo
 
Demora e execução em regime de urgência representam risco de elevação da dívida pública
Empresário duvida de legado, e governo paga parte da conta
Empreendedores não se sentem atraídos, e linhas do BNDES têm baixa demanda
 

CRISTIANO MARTINS       Publicado no Jornal OTEMPO
Projeção. Para Mineirão ganhar cara nova, R$ 684 milhões serão investidos
Projeção. Para Mineirão ganhar cara nova, R$ 684 milhões serão investidos
Restando apenas pouco mais de dois anos e meio para a Copa do Mundo de 2014, investidores do Brasil e do exterior parecem ainda não estar totalmente convencidos sobre o potencial do torneio enquanto oportunidade de negócio. A desconfiança frustra algumas expectativas do governo federal, que, ao contrário das promessas iniciais, se vê obrigado a pagar parte da conta.

A estimativa inicial é de pelo menos R$ 27 bilhões em gastos públicos, divididos entre União, Estados e prefeituras das cidades-sede. Apesar de insistir no argumento de que não destinará recursos aos projetos diretamente relacionados ao evento - como a construção de estádios -, a União já comprometeu mais recursos do que previa, por exemplo, na ampliação das ofertas de crédito para as intervenções nos complexos esportivos.

Além disso, são evidentes os grandes prejuízos do chamado "regime de urgência" ao qual as demais obras de infraestrutura - de responsabilidade do governo - serão submetidas.

Ator Paraense na novela Insensato Coração


O ator paraense Wendell Bendelack, surgiu nas cenas da novela Insensato Coração interpretando o fofoqueiro "Chicão", funcionário do quiosque gay da Sueli personagem de (Louise Cardoso). 
Wendell é formado em direito, quando ingressou pela primeira vez em uma companhia de teatro, mudou para o RIO, advogou por 3 anos para sustentar a vida artística, no entanto, a partir do momento em que a demanda de trabalho de ator aumentou,Wendell abandonou a carreira de direito.
Artista multimídia, ele já participou de programas televisivos, além de teatro.
Ele escreveu, produziu e dirigiu a peça "SURTO'' ha sete anos em cartaz e atualmente está em turnê por cidades brasileiras. No cinema participou em 2009 do filme Amazônia Caruana da cinesta Tikuza Yamazaki baseado no livro da Pajé marajoara Zeneida Lima.

http://www.marajoonline.com.br/2011/04/ator-paraense-na-novela-insensato.html

PM apreende drogas em Ponta de Pedras

Policiais Militares do 8º Batalhão de Polícia Militar, sediado no município de Soure, sob comando do Tenente Coronel PM Zildomar Sarubby; 3º Sargento PM Orivaldo, Cabos PM Alves, Jailson e Luiz, receberem denúncia anônima que havia um cidadão vendendo drogas no bairro da “Estrada”, município de Ponta de Pedras. Na informação, ainda foi destacado que o produto encontrava-se escondido às proximidades do bairro, em um matagal.

De posse da informação, a guarnição PM seguiu até o local indicado onde  encontraram o homem com as mesmas características descritas na denúncia, o qual foi abordado e após revista minuciosa, encontrado com o mesmo um recipiente de margarina contendo dezessete petecas de cocaína, além de uma bicicleta e dinheiro em espécie. Preso, o acusado e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia local, onde foi registrado o flagrante.

http://www.marajoonline.com.br/2011/11/pm-apreende-drogas-em-ponta-de-pedras.html

DELEGADA DE MINAS JÁ FOI MISS

Daniel Camargos - Estado de Minas
No primeiro dia de trabalho como delegada, Margareth Travessoni pensou bem na roupa que usaria. 
Escolheu uma discreta calça jeans. Do lado direito da cintura deixou aparente a pistola .40. Do lado esquerdo, o distintivo da Polícia Civil. Quem chegava ao posto de delegada era uma moça de 23 anos, que dois anos antes tinha vencido um concurso de beleza, ganhado um contrato com a agência Ford Models, recebido o prêmio no programa Domingo Legal – do apresentador Gugu – e passado um fim de semana na Ilha de Caras. “Ia falar algo com um policial e ele me dizia que tinha de polícia mais tempo do que eu tenho de idade”, lembra Mag, como é chamada pelos colegas no governo mineiro, onde, aos 28 anos, ocupa o principal cargo de combate à corrupção em Minas Gerais, o de subcontroladora de Informação Institucional e da Transparência, da Controladoria Geral do Estado (CGE).LEIA NO BLOG DO LOMEU>>>>

PM leva o título de campeã da Amepa

No confronto futebolístico entre as duas forças policiais do Pará, a PM levou a melhor, na manhã de hoje.
O resultado de 2x1 refletiu uma disputa acirrada entre as duas equipes.
O major Queiroz abriu a contagem e o capitão Wellington aumentou a vantagem. Mas, os 2x0 não refletiam nenhuma tranquilidade na partida.
Na segunda etapa, o habilidoso delegado André deixou a sua marca e diminuiu a contagem.
Mas, a PM teve o domínio da partida e o placar de 2x1 foi até o final, garantindo o título à equipe de Fontoura.
Garantiram a conquista para a Polícia Militar os seguintes atletas:
coronéis Carlos e Costa Júnior; tenentes-coronéis Osmar e Noura; majores Leão Braga, Garcia, Queiroz, Regateiro, Mauro César e Hermes; capitães André, Ivo, Siqueira, Porto e Elísio e os tenentes Eli Édson, Mário e Scotta.
O técnico da equipe da PMPA foi o tenente-coronel Hilton.
Ao final do jogo, policiais civis e militares se cumprimentavam, confirmando a integração entre as duas instituições.
A equipe da PM fez a volta olímpica. Depois, a confraternização entre todos os atletas foi incrementada por um churrasco servido pela diretoria da Associação dos Magistrados, anfitriã do evento.
Ao final da confraternização, os oficiais da Polícia Militar convidaram os magistrados para efetuarem o jogo da entrega das faixas, no COPM, ainda em dezembro.

Polícias civil e militar se enfrentam

A chamada deste post talvez nos remeta a pensar em confronto armado.
Mas, o embate entre a PM e a PC do Pará será no futebol, na manhã deste domingo, às 10h00, na Amepa (Associação dos Magistrados do Estado do Pará).
As duas equipes se encontram hoje, após derrotarem todos os seus adversários nas fases anteriores do concorrido campeonato da Amepa.
Os atletas possuem acima de 35 anos, mas apesar da idade, todos os jogos tiveram disputas que só se vêem em categoria Sub-20.
O time da Polícia Civil, além do experiente delegado-zagueiro Rilmar (delegado-geral adjunto), tem um atacante bastante habilidoso, mas que vai se deparar com o eficiciente zagueiro tenente-coronel Noura.
A PM tem esperança na habilidade do subcpmandante geral da corporação, coronel Carlos, com seus dribles desconcertantes e na presença de área do atacante major Garcia, a grande sensação do campeonato.
Enfim, o jogo promete grandes emoções. Coronel Solano, comandante da PM e o delegado-geral, Nilton Athayde estarão na Amepa, além do secetário de Segurança Pública, Luiz Fernandes. A disciplina certamente estará garantida.

20 de novembro Dia da Consciência Negra, um tributo ao "Almirante Negro", que acabou com o chicote na Marinha

A Revolta da Chibata foi um movimento de militares da Marinha do Brasil, planejado por cerca de dois anos e que culminou com um motim que se estendeu de 22 até 27 de novembro de 1910 na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, à época acapital do país, sob a liderança do marinheiro João Cândido Felisberto [1].Na ocasião rebelaram-se cerca de 2400 marinheiros contra a aplicação de castigos físicos a eles impostos (as faltas graves eram punidas com 25 chibatadas), ameaçando bombar ler mais

Oficiais da PM conquistam o título na Associação dos Magistrados

TIME DOS OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR LEVA A TAÇA NO CAMPEONATO DA AMEPA

A Polícia Militar do Pará sagrou-se campeã no Campeonato da Integração Jurídica, na sede da Associação dos Magistrados do Pará (Amepa), em evento ocorrido no domingo passado (20), quando derrotou a equipe dos Delegados da Polícia Civil por 2 a 1. Além da anfitriã, a Amepa, participaram do campeonato as equipes da Polícia Civil, Procuradoria de Justiça do Estado, Defensoria Pública, Clube dos Advogados e Servidores da Justiça e outras representações. O coronel Carlos Oliveira, subcomandante-geral da Polícia Militar, que integrou a equipe vencedora, destacou a capacidade técnica dos atletas, a união da equipe e o empenho de todos na busca da vitória.
TIME CAMPEÃ DO CAMPEONATO DA INTEGRAÇÃO JURÍDICA
Participaram do time o coronel Costa Júnior (chefe do Estado Maior Estratégico da PM); os tenentes coronéis Noura (chefe da Casa Militar da Governadoria); Hilton (presidente do Clube dos Oficiais da Polícia Militar) e Osmar (chefe do Gabinete Militar da Alepa); os majores Leão Braga, Queiroz, Mauro César, Regateiro, Hermes e Garcia; os capitães Siqueira, André, Porto, Wellington, Varela e Ivo e os tenentes Eli Edson, Fabio Campos e Scota.
 
 

Dica do Twitter

Recomendo seguir: @belemcompras
Boas dicas de compras e negócios em Belém-PA.

Coronel Nazareno recebe condecorações durante encontro nacional de comandantes-gerais em Porto Alegre

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nazareno Marcineiro, foi homenageado em Porto Alegre durante reunião de trabalho do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/BM). O seminário, com duração de dois dias, contou com a participação do governador do estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e teve palestras do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dr. Antônio César Peluso (dia 17), e do presidente do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJM-RS), Dr. Geraldo Anastácio Brandeburski (dia 18).





Ministro do STF, Dr. Antônio César Peluso
Em discussão, temas como o policiamento de fronteiras, a sugestão para alteração no sistema de segurança pública nacional, o policiamento ostensivo e preventivo e a a tecnologia de prevenção de acidentes.

 
Coronel Nazareno fazendo o uso da palavra



Presidente do TJM-RS, Dr. Geraldo Anastácio Brandeburski

Nesta quinta-feira, o coronel Nazareno recebeu a medalha Cândido Mariano, a mais alta distinção da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Ao entregar a medalha, o diretor de Comunicação Social da PMAM, coronel Rômulo Porto Barbosa Vasconcelos de Azevedo, disse que, apesar da distância geográfica dos dois estados, a PM do Amazonas tem visto com interesse o trabalho da Polícia Militar de Santa Catarina, considerada por ele como uma das melhores do país. “A luta diária do coronel Nazareno, de se dedicar cada vez mais para o trabalho comunitário, é acompanhada com muita atenção por todos nós da região Norte, e muito do que tem sido feito nos será muito útil", observou o coronel Rômulo.

Comandante-geral da PMSC recebendo condecoração da PMAM
Hoje, último dia do evento, coronel Marcineiro foi homenageado pela PM do Pará e pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul, que completa 173 anos de vida. " Me sinto muito feliz ao ser lembrado pelos meus companheiros de outros estados, isso me estimula a trabalhar mais e mais pela segurança do cidadão catarinense", revelou o comandante.


Comandante da PMSP foi homenageado pela PMSC durante o evento

O coronel  Nazareno também homenageou o comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo pelo apoio prestado nas enchentes de setembro, quando enviaram um helicóptero para auxiliar no resgate das vítimas e auxílio as ações da Corporação.

(Informações: jornalista Roberto Guidalli, assessor de imprensa/CCS :: Fotos: divulgação :: Publicado por soldado Ezequiel Onedi Debortoli – Centro de Comunicação Social)

Pará amanhece com boa notícia

As manchetes de nossos jornais trazem a boa notícia da volta às aulas nas escolas estaduais.
Segunda-feira nossos estudantes estarão de volta aos bancos escolares.
Graças a Deus.

Os problemas da USP e a Questão do Policiamento Comunitário

Herbert Gonçalves Espuny
Novamente a realidade vem nos surpreender.
Os conflitos que ocorreram no dia 27/10/2011 entre estudantes da Universidade de São Paulo – USP e a Polícia Militar demonstram, claramente, o que advertimos já há tempos: a dificuldade de se implantar um verdadeiro policiamento comunitário na sociedade brasileira. Ora, melhor oportunidade que essa – a de estabelecer um policiamento de base comunitária num local privilegiado como a USP – não poderia existir... se as bases fundamentais de tal pretenso policiamento efetivamente existissem.
Saiba Mais

A ROUPA FAZ A DIFERENÇA?


Sem maiores preocupações com o vestir, o médico conversava descontraído com o enfermeiro e o motorista da ambulância, quando uma senhora elegante chega e de forma ríspida, pergunta:

- Vocês sabem onde está o médico do hospital?
... ...
Com tranqüilidade o médico respondeu:
- Boa tarde, senhora! Em que posso ser útil?

Ríspida, retorquiu:
- Será que o senhor é surdo? Não ouviu que estou procurando pelo médico?

Mantendo-se calmo, contestou:
- Boa tarde, senhora! O médico sou eu, em que posso ajudá-la ?!?!

- Como?!?! O senhor?!?! Com essa roupa?!?!...

- Ah, Senhora! Desculpe-me! Pensei que a senhora estivesse procurando um médico e não uma vestimenta....

- Oh! Desculpe doutor! Boa tarde! É que... Vestido assim, o senhor nem parece um médico...

- Veja bem as coisas como são...- disse o médico -... As vestes parecem não dizer muitas coisas, pois quando a vi chegando, tão bem vestida, tão elegante, pensei que a senhora fosse sorrir educadamente para todos e depois daria um simpaticíssimo “boa tarde!"; como se vê, as roupas nem sempre dizem muito...

Moral da História:

UM DOS MAIS BELOS TRAJES DA ALMA É A EDUCAÇÃO.

Sabemos que a roupa faz a diferença mas o que não podemos negar é que falta de educação, arrogância, falta de humildade, pessoas que se julgam donas do mundo e da verdade, grosseria e outras "qualidades" derrubam qualquer vestimenta.
Colaboração: Marcos César Moreira,
Manaus/AM 

Rede de Segurança no Twitter

Recomendo seguir: @rededeseguranca

Campanha anti-trote: crianças visitam Ciop

Os prejuízos causados ao serviços de segurança pelos trotes feitos ao Centro Integrado de Operações (Ciop), que chegam a mais de um milhão por ano em Belém, foram o tema de palestra e visita que 30 crianças e adolescentes de oito escolas públicas do distrito de Icoaraci fizeram nesta quinta-feira (17) à central. O objetivo é conscientizar esse público e reduzir o número de ligações telefônicas falsas, que chegam a 30% do total recebido pelo Ciop.
“Conscientizar as crianças para que elas não façam trotes é o grande objetivo da visita ao Ciop. Há muitos casos de trotes feitos por crianças e muitas vezes elas não têm conhecimento de quanto uma brincadeira prejudica todo o trabalho da segurança do Estado. Assim, a visita é uma forma de mostrar os prejuízos causados por essa ação”, informou o sargento Rivelino, do projeto Escola da Vida, do Corpo de Bombeiros.
A visita foi apenas a primeira de muitas que estão por vir, informou o coordenador geral do Ciop, capitão da Polícia Militar Jandir Leão. A ideia é levar esse conhecimento para os jovens nas escolas, alcançando um número ainda maior de alunos. O projeto será levado para escolas públicas e, depois, particulares. “Esse é o passo inicial de um projeto maior que pretende esclarecer a sociedade pelas crianças, que são os adultos de amanhã”, disse.
Conscientização –Uma palestra e vídeo mostraram os prejuízos caudados pelos trotes e como o trabalho pode fluir melhor sem eles. Para a estudante Juliana Guedes Monteiro, 12 anos, a visita ao Ciop foi proveitosa, porque ela adquiriu muitas informações que desconhecia. “Aprendi a importância de não passar trote, pois ao deslocar uma equipe de policiais para atender uma ligação falsa, pode acontecer de um atendimento verdadeiro deixar de ser feito e, assim, os policiais deixam de salvar pessoas em perigo e até de salvar uma vida, num caso de um chamado de incêndio, por exemplo”, observou.
Os estudantes conheceram ainda as instalações do Ciop e a estrutura montada para atender os chamados da sociedade. Todos os participantes também ganharam uma cartilha informativa, que explica de forma didática e importância de não passar trotes. Nesta sexta-feira (18), visitam o Ciop mais 30 crianças, desta vez da Escola Cristo Redentor, da Cabanagem, assistidas pelo Pro Paz.
“Gostei muito de ter aprendido sobre a importância de não fazer trotes e vou falar do que vi aqui para os meus colegas da escola”, disse o pequeno Raul Diego Ferreira, 12 anos, aluno da Escola Estadual São Pedro, do bairro de Icoaraci.
Prevenção – A ideia de educar as crianças surgiu do número excessivo de trotes registrados diariamente pelo Ciop. Segundo levantamento do centro, a cada 10 mil ligações feitas por dia, 30% são falsas, o que dificulta e prejudica o trabalho de todo o aparelho de segurança do Estado. De 3.134 milhões de chamadas recebidas, no período de janeiro a 31 de outubro deste ano, mais de um milhão não tinham procedência, o que representa um percentual 34,52%.
Em 2010, esse percentual, que chegava a 35%, foi reduzido com medidas corretivas, feitas a partir das investigações, com o rastreamento dos telefones, que são identificados. “Passar falsa informação para a polícia é crime, previsto no Código Penal. Assim, esses trotes são enviados para a Polícia Civil, que dá procedimento ao processo, seguindo com a punição dos infratores”, explica Jandir Leão.
O Código Penal Brasileiro considera crime, passível de pena de um a três anos de detenção, além de multa, o acionamento indevido de serviço de socorro. Passar trote para PM e outros órgãos governamentais é crime, segundo texto do artigo 340 do Código Penal. “Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou contravenção que sabe não ter se verificado é considerado crime”, diz a legislação. O artigo 265 prevê pena de reclusão de até cinco anos para quem passar informação falsa para o aparelho de segurança pública do Estado.
Manuela Viana – Secom

Decreto Estadual aumenta o número de DIPs em Manaus

De acordo com o Decreto Estadual nº 31.754, Manaus contará com 30 Distritos Integrados de Polícia separados em seis áreas operacionais
De acordo com decreto, Manaus terá 30 DIPs
De acordo com decreto, Manaus terá 30 DIPs (WINNETOU ALMEIDA/)

O número de Distritos Integrados de Polícia (DIP) deve aumentar de 17 para 30 delegacias divididas em seis áreas operacionais.  As informações foram retiradas do Diário Oficial do Estado (DOE) publicado no dia 10 de novembro.
O decreto implanta oficialmente o programa Ronda no Bairro e aumenta o número de DIPs na cidade. Conforme o que consta no decreto, todas as 30 delegacias terão ações conjuntas entre Polícia Civil e Militar de forma integrada.
Segundo que consta no documento a cada raio de três quilômetros haverá uma ronda com 18 policiais, uma viatura e duas motocicletas. O programa começará a ser implantado em dezembro deste ano na Zona Norte.

DIPS x Zonas
A divisão dos DIPS se dará da seguinte forma: A Zona Leste contará com oito DIPS, a Zona Sul e Zona Oeste terão cinco cada, já a Zona Centro-Sul contará com quatro delegacias e a Centro-Oeste dois distritos. 

Divisão de malhas
De acordo com o decreto, a atuação das Polícias Civil e Militar será desconcentrada em três malhas, sendo a primeira formada pelos Distritos Integrados de Polícia (DIPs), a segunda pelas seccionais e comandos de policiamento de área e terceira composta pelas unidades e grupos especializados, limitando-se ao território do Estado do Amazonas.
Na primeira malha, as polícias Civil e Militar farão a prevenção, de acordo com a filosofia e estratégia de Polícia Comunitária, e a repressão a condutas ofensivas à sociedade, em prazo razoável para o atendimento das demandas da comunidade.
Na segunda malha, as Seccionais e Comandos de Policiamento de Área serão responsáveis por dar apoio tático-operacional na prevenção e repressão a condutas ofensivas à sociedade, de maior potencial ofensivo e pela coordenação e controle dos Distritos Integrados de Polícia das respectivas áreas de atribuição.

Investigações
Pelo decreto, as infrações penais de menor complexidade, ainda que de atribuição das Delegacias Especializadas deverão ser apuradas pelos Distritos Integrados de Polícia de cada área.

Comandante-geral da PM de SC é exemplo para país

Comandante-geral da PM de SC é exemplo para país A autoridade máxima da Polícia Militar de SC, coronel Nazareno Marcineiro, recebeu uma série de homenagens em Porto Alegre (RS) durante um encontro nacional de comandantes-gerais das polícias militares de todas regiões do Brasil.
O seminário, que iniciou nesta quinta-feira, e tem duração de dois dias, conta com a participação do governador Tarso Genro e tem como palestrante a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki. Estão em discussão temas como: policiamento de fronteiras, tecnologia de prevenção de acidentes, criação da polícia única, policiamento ostensivo e preventivo e criação do Conselho Nacional de Polícia.

Coronel Marcineiro recebeu a medalha Cândido Mariano, a mais alta distinção da PM do Amazonas. Ao entregar a medalha, o coronel Rômulo de Azevedo disse que, apesar da distância geográfica dos dois estados, a PM do Amazonas tem visto com interesse o trabalho da Polícia Militar de SC, considerada por ele como uma das melhores do país.

“A luta diária do coronel Marcineiro de se dedicar cada vez mais o trabalho comunitário é acompanhada com muita atenção por todos nós da região Norte, e muito do que tem sido feito nos será muito útil", observa o coronel Rômulo.
Amanhã, no último dia da primeira reunião do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Policiais Militares, o coronel Marcineiro será homenageado pela PM do Pará e pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul, que completa 173 anos.
"Me sinto muito feliz ao ser lembrado pelos meus companheiros de outros Estados, isso me estimula a trabalhar mais e mais pela segurança do cidadão catarinense", revela o comandante. Marcineiro também entregará comendas de agradecimento aos comandantes do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo pelo auxílio que esses estados deram a SC na época das enchentes.

Polícia Comunitária forma segunda turma de multiplicadores no Pará

O auditório do Comando Geral da Polícia Militar do Pará (PMPA), recebeu, na tarde de quarta (16), a formatura da 2ª Turma 2011 do Curso Nacional de Multiplicadores de Polícia Comunitária, convênio Senasp/Segup.

O Curso, que foi realizado no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), concluiu com cerca de 30 formandos, entre policiais militares, policiais civis, guardas municipais, bombeiros militares, policiais rodoviários federais e agentes do Detran, Sistema Penal e Centro de Perícias.
O Tenente Coronel PM Emílio, diretor do Iesp, presidiu a solenidade de encerramento e anunciou uma nova turma de Multiplicadores para ainda este ano, superando com folga o planejamento que previa inicialmente, apenas uma turma do curso para este ano e cinco turmas do Curso de Promotores de Polícia Comunitária, que acabará o ano com 15 turmas, fruto do esforço do Governo do Estado e o empenho das forças de segurança pública que incrementaram o quantitativo de formações, inclusive viabilizando formações no interior do Estado, como é o caso de Altamira e Cametá.

Visita
E nesta quinta-feira (17), após a formatura matinal da tropa, 34 alunos do Colégio "Sophos" visitaram o complexo do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. A visita, que faz parte do projeto "Conhecer para amar - Polícia e Comunidade", idealizado pelo Subcomandante Geral da PMPA coronel PM Carlos Augusto Oliveira, tem por objetivo aproximar a comunidade da realidade policial, com a participação no cotidiano da tropa, conhecendo unidades do Comando de Missões Especiais, como a Companhia Indepedente de Policiamento com Cães e o Batalhão de Polícia Tática, além das seções do Comando Geral e o Centro de Formação de Praças - CFAP.
Após a recepção pelo Subcomandante Geral da PMPA, os alunos assistiram o vídeo institucional da corporação, seguindo para a visita nas dependências do complexo do QCG.

(Ascom/PMPA)

Policiamento com cães é fundamental em operações de segurança



Alessandra Serrão/Ag. Pará
Eles têm um olfato pelo menos 50 vezes mais potente que o do homem e são capazes de encontrar coisas que os olhos humanos não podem enxergar.  

Assim são os cães que fazem parte da Companhia Independente de Policiamento com Cães da Polícia Militar do Pará, subordinada ao Comando de Missões Especiais (CME). Atualmente a corporação tem 34 animais, das raças pastor alemão, rottweiler, labrador e cocker spaniel.
Os cães são usados em diferentes situações, dependendo da raça. “O pastor alemão, por exemplo, atua nas atividades educacionais, no policiamento em casas penais, em situações de reintegração de posse e em casos de distúrbio civil. Já o labrador e o cocker são usados na procura de entorpecentes”, detalha o capitão Marcelo Biloia, subcomandante da companhia, ressaltando que o faro dos animais são muito apurados.
“Enquanto um ser humano tem cinco milhões de células olfativas, o cão tem 250 milhões dessas células”, enfatiza. Esses cachorros são capazes de detectar uma gotícula de sangue em cinco litros de água. A eficácia do sentido olfativo canino é de quase 100%. Prova disso é que, durante a última operação Eirene, coordenada pelos órgãos de segurança pública do Estado, o cão Tobe, da raça cocker spainel, encontrou mais de 70 petecas de cocaína durante um dia de ação.
Para apurar ainda mais os sentidos e obter um bom desempenho durante as operações policiais, os cães da Polícia Militar são adestrados por policiais que passam por cursos específicos de adestramento. Cada cachorro é treinado por um único adestrador, durante toda a vida. O treino é diário e dura em média 45 minutos, passando por situações de faro de entorpecentes, assalto com refém, detector de explosivos, busca na mata etc.
Lealdade – A relação entre o cachorro e o PM pode ser definida como intensa, leal e especial para ambas as partes. “É uma relação de amizade, carinho, troca de experiências e um sentimento inexplicável. Quando a gente está estressado ou preocupado, o cão faz você sorrir”, conta o cabo Humberto Guimarães, que é adestrador de um dos animais mais antigos da corporação, o pastor alemão Paco.
Há sete anos na corporação, Paco participou de diversas situações e foi fundamental para o sucesso de inúmeras operações, mas acabou contraindo uma doença transmitida por carrapatos e perdeu 100% da visão. “Fiquei muito mal ao saber disso, com a sensação de que havia perdido meu melhor companheiro. Felizmente tudo foi superado e hoje o Paco continua na ativa, respondendo aos meus comandos, apenas pelo que ele ouve e sente”, relata o PM.
Paco está prestes a se aposentar, já que vai completar o tempo máximo de atuação no canil, que é de oito anos. Ao invés de ficar triste, o cabo Humberto tem motivos para sorrir. “Vou ficar com o Paco e levá-lo para minha casa, onde ele vai ser recebido como um novo membro da família”, revela. Esta é a regra da Companhia de Policiamento com Cães. Todos os cachorros, ao se aposentarem, são doados ao seu fiel adestrador.
Bruna Campos – Secom

Conferência internacional reúne representantes das polícias militares de todo o país, do México e da Bolívia


Brasília/DF - Foi realizada ontem (16/11), no Centro de Convenções Israel Pinheiro, a I Conferência Internacional do Proerd Brasil. O encontro reuniu representantes do México e da Bolívia e de várias Polícias Militares do Brasil que desenvolvem o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

Durante a abertura da convenção, estiveram presentes o comandante-geral da PMDF, coronel Paulo Roberto Rosback; o chefe do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, coronel Garci; a subsecretária de Assessoramento a Magistrados no Atendimento a Usuários de Drogas do TJDFT, Margarete Vieira Malvar de Mendonça; o subsecretário de Políticas sobre Drogas do GDF, Mário Gil; e a comissária chefe de Programas Sociais do Estado de Nuevo Leon (México), Brenda Karen Gonzalez.

O evento irá até a sexta-feira (18/11) e contará com a participação de diversos palestrantes, que discutirão temas relacionados a prevenção ao uso de drogas, bullying e relação entre pais e filhos, entre outros.

Dentre os objetivos do encontro destacam-se:


- O enfoque na natureza e a razão das intervenções e seus mecanismos motivacionais do profissional em construção, respeitando a diversidade, o multiculturalismo, como se tem dado a implementação e avaliação desses esforços;

- Discutir os estudos transculturais e sua ligação com as diversas disciplinas que lidam com a temática, voltadas às atividades da Polícia Militar, em especial no Proerd;

- Proporcionar aos educadores do Proerd maior conhecimento e aprimoramento das habilidades necessárias para a aplicação do programa junto à sociedade.

A programação teve a apresentação da peça teatral monólogo Pais e Filhos, pelo secretário de Justiça, Alírio Neto, e conta com palestrantes de renome nacional, como Daniel Godri, especialista em Motivação; professora Cléo Fante, pesquisadora pioneira no Brasil no tema do assédio moral e psicológico no ambiente escolar (bullying), e também a equipe de professores doutores da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB).







http://www.agenciabrasilia.df.gov.br/042/04299003.asp?ttCD_CHAVE=160485

Padre Fábio de Melo dá a dica para os resistentes

Luís Felipe Colvara
 
O Brasil precisa urgentemente aprender a fazer prevenção. Isso vale pra segurança, saúde, previdência, etc...

Gaby Amarantos na Band agora.

Cel COSTA JR.
A paraense tá dando show no (Agora é Tarde), na Band. Veja aí!!!

Twitter: recomendação

Recomendo seguir: @belemcompras
Boas dicas de compras e negócios em Belém-PA.

Camila Pitanga em Rondon do Pará

População de Rondon do Pará prepara manifestação que marcará aniversário da morte do sindicalista José Dutra.
Evento contará com a presença da atriz Camila Pitanga